Uso de adjuvantes Celenco promove controle superior de doenças na lavoura

Publicado em 03/03/2020 17:31

Buscar a máxima eficiência no controle de doenças na lavoura é um dos principais focos dos agricultores. Diante disso, é preciso buscar tecnologias que otimizem o efeito de herbicidas e fungicidas no combate a plantas daninhas e fungos nas plantações. Uma novidade que está chamando a atenção do mercado são os adjuvantes Celenco, desenvolvidos pela multinacional suíça Lonza e que têm apresentado resultados superiores quando utilizados em conjunto com herbicidas e fungicidas no combate a doenças de difícil controlenas principais culturas.

Os resultados variam de acordo com a realidade e a condição da propriedade e sua localização geográfica, mas tem sido observada maior eficácia dos herbicidas e fungicidas quando utilizados com os adjuvantes Celenco Agile FX e Celenco Action HX no controle das doenças e no manejo de ervas daninhas nas lavouras.

Um dos estudos foi realizado em uma propriedade em São Gabriel do Oeste (MS) para avaliar a eficiência do adjuvante Celenco Action HX no controle de capim amargoso na cultura da soja na dessecação e pós emergência ao longo de 21 dias. Consideradapelos agricultores uma das ervas mais difíceis de controlar, essa planta invasora causa perdas de produtividade principalmente quando ocorre a partir do estágio inicial de desenvolvimento da cultura. O estudo comparou os resultados com três tratamentos: testemunha, somente herbicida e herbicida com Celenco Action HX.

Nas aplicações feitas apenas com herbicida, a eficácia de controle do capim amargoso foi de apenas 36,3%, enquanto que com a adição do Celenco Action HX, ao final do tratamento 97% do capim amargoso foi eliminado após 21 dias da aplicação.

Já o estudo feito em Itaara (RS) avaliou o controle de outras plantas daninhas na soja, como buva e capim pé de galinha. Após 28 dias da aplicaçãodedessecação apenas com herbicida foi registrado um controle de 65%, enquanto a combinação do herbicida com Celenco Action HX proporcionou níveis de controle de 95% de buva e capim pé de galinha. O mesmo cenário se repetiu na aplicação pós-emergência, comprovando a força do chamado “Efeito Celenco”, formulação exclusiva que permite que os fungicidas e herbicidas atuem de forma precisa, no local correto e na proporção necessária, sem desperdício do ingrediente ativo.

Para comprovar a eficiência no controle de ferrugem asiática e mancha-alvo, um estudo avaliou o efeito do Celenco Agile FX na mistura com fungicidas para controle dessas duas importantes doenças da soja. Com o uso somente do fungicida foi registrado um resultado de 63,8% no controle da ferrugem asiática e 53,4% no da mancha-alvo. O fungicida utilizado com adjuvante concorrente ofereceu controle de 63,3% na Ferrugem e 54,6% na mancha-alvo, resultadospraticamente iguais. Por sua vez, quando o fungicida foi aplicado em conjunto com Celenco Agile FX houve 76,6% de controle da ferrugem asiática (14 pontos percentuais a mais que o obtido com o adjuvante concorrente) e 60,2% no da mancha-alvo, que foi 5,5 pontos percentuais superior aos demais tratamentos. Esses resultados representaram em termos de produtividade duas sacas a mais de soja por hectare.

Em um experimento para mensurar a eficiência no controle de doenças, como ferrugem asiática, manchas e oídio em uma região diferente do Brasil e com um outro adjuvante, a combinação de fungicida com Celenco Agile FX proporcionoucontrole de 14 pontos percentuais a mais para ferrugem asiática e 15 pontos percentuais para manchas.

Não é só no Brasil que os adjuvantes Celenco têm registrado resultados superiores. No Paraguai, uma empresa de pesquisa e consultoria conduziu um trabalho em Santa Rosa del Monday para verificar se o Celenco Action FX apresentava resultados quando associado a programas de herbicidas utilizando óleo vegetal e óleo mineral no controle de buvascom múltiplas resistências. Ao final de 21 dias após a aplicação, o Celenco Action HX incrementou o controle em 12 pontos percentuais na mistura com herbicidas e óleo vegetal, atingindo 87% de controle, e 18 pontos percentuaisa mais no uso com herbicidas e óleo mineral, obtendo 97% de resultado.

Vale lembrar que o “Efeito Celenco” é uma exclusividade dos adjuvantes Celenco e, quando adicionados aos fungicidas e herbicidas nas respectivas doses recomendadas pelos fabricantes, promovem um incremento no manejo de doenças e ervas daninhas.

Quer ter mais ganho de eficiência no controle de doenças e de produtividade?

Escolha os parceiros de verdade e colha excelentes resultados!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Celenco

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário