Fontes de boro para uso agrícola

Publicado em 01/09/2020 08:21 e atualizado em 01/09/2020 11:03

Cada vez mais, pesquisadores e agricultores têm reconhecido a importância do boro na agricultura. O boro é necessário para uma adequada nutrição das plantas e sua deficiência pode afetar significativamente a produtividade das culturas agrícolas. Isto é especialmente verdade no Brasil, onde a grande maioria dos solos apresentam níveis baixos ou médios de boro.

Tipos de boratos

Apesar de esta rclaro que as culturas agrícolas necessitam de boro para um adequado desenvolvimento, ainda há muito debate sobre quais fontes de boro são melhores para o uso na agricultura. Basicamente, existem duas classificações para o sboratos:

1. Aqueles em que o material de origem passou por um processo de refinamento: são conhecidos como boratos refinados. Por exemplo: ÁcidoBórico, Octaborato de SódioTetrahidratado, Borax Decahidratado, Borax Pentahidratado e o Borax Anidro.
2. Aqueles em que o material de origem NÃO passou por nenhum processo de refinamento são conhecidos como boratos minerais ou não refinados. Por exemplo Hidroboracita, Colemanita e a Ulexita.

Solubilidade de cadaborato

Quanto mais solúvel for um borato, mais boro estará disponível para as plantas. A solubilidade dos boratos depende do material de origem e da interação do boro com sódio (Na), cálcio (Ca) e magnésio (Mg). Quanto mais Mg e Ca um borato tiver, menos solúvel será esse mineral.

Grande parte dos fertilizantes boratados utilizados na agricultura, são provenientes dos minérios de boro listados abaixo:

Hidroboracita​ (CaMgB6O116H2O)

Borato de cálcio e magnésio, que é praticamente insolúvel em água (solubilidade de 0.8 g/L a 20° C)

Colemanita (Ca2B6O115H2O)

Borato de cálcio, com baixa solubilidade em água (4,7 g/L a 20° C)

Ulexita (NaCaB5O98H2O)

Borato de cálcio e sódio, com solubilidade parcial em água (10,9 g/L a 20° C)

Kernita (Na2B4O74H2O)

Borato de sódio, solúvel em água (19,0 g/L a 20° C)

Tincal, também conhecido como Borax, (Na2B4O710H2O)

Borato de sódio, solúvelemágua (26,5 g/L a 20° C)

Boratos refinados como ÁcidoBórico (H3BO3) e Octaborato de SódioTetrahidratado (Na2B8O13.4H2O), são altamente solúveis em água com solubilidade de 47,0 g/L e 95,0 g/L a 20° C, respectivamente. Por esse motivo, são amplamente utilizados na produção de fertilizantes líquidos, os quais são usados como fertilizantes foliares e na fertirrigação.

O que é Borax?

Muitas pessoas pensam que existe apenas um tipo de “Borax”, mas, naverdade, existem três diferentes formas de Borax produzidos pela U.S. Borax:

1. Borax Decahidratado (Na2B4O7 • 10H2O): Aproxidamente 11,4% B
2. Borax Pentahidratado​ (Na2B4O7 • 5H2O): Aproxidamente 15% B
3. Borax Anidro (Na2B4O7): Aproxidamente 21,3% B

A solubilidade em água de cada tipo de Borax dependerá do seu grau de hidratação. Como o Borax Decahidratado possui uma maior solubilidade em água e menor percentual de boro, não é uma fonte comumente utilizada na agricultura. Esta fonte é mais utilizada para fins industriais, como por exemplo aditivo para detergentes.

Por outro lado, o Borax Pentahidratado, vendidocomercialmente pela U.S. Borax como Granubor® e o Borax Anidro (Dehybor®), são fontes muito eficientes para uso como fertilizantes.

Adubação boratada via solo

Quando se trata de fertilização boratada via solo, os agricultores devem se preocupar em usar fontes eficientes, capazes de liberar 100% do boro total, disponibilizando esse nutriente no momento em que as plantas realmente necessitam.

Foi com isso em mente, que a U.S Borax desenvolveu o Granubor, que é capaz de liberar 100% do boro presente em seu grânulo, suprindo de forma eficiente a demanda das culturas agrícolas por boro em cada estádio fenológico.

Recursos

Por que a qualidade importa

Solubilidade de Minerais de Borato em Água

Publicado por Fabiano Silvestrin, Gerente de vendas regional, América Latina por U.S. Borax

Fabiano Silvestrin

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário