Portfólio BASF de soluções fúngicas para a cultura do trigo garante qualidade e melhor produtividade

Publicado em 16/09/2021 10:41
Doenças foliares chegam a impactar em até 60% a produtividade do cereal durante a safra

A safra de trigo que será colhida na maior parte do Brasil durante a segunda metade do ano, conta com um portfólio completo de soluções fúngicas da BASF, empresa líder neste segmento no país. As tecnologias auxiliam os produtores no manejo eficiente das principais doenças relacionadas à cultura, como as manchas foliares, o oídio, a giberela e a ferrugem-da-folha, em diferentes estágios.

As perdas de produtividade na cultura com as doenças fúngicas são representativas. Com o oídio e a ferrugem, podem chegar a até 60%, ficam em 50% com as manchas foliares e próximas de 40% na giberela, refletindo diretamente na renda do produtor. “Para se proteger, a recomendação é de tratamento preventivo e na medida em que aparecerem novas incidências reforçar o manejo com ferramentas específicas”, recomenda Juliano Lisboa, desenvolvimento de mercado da BASF.

“A BASF possui soluções que atendem às principais necessidades dos triticultores no Brasil relacionadas às doenças fúngicas. Com um manejo adequado das lavouras, os produtores rurais conseguem reduzir os impactos na produtividade durante a safra, além de garantir uma melhor qualidade de grão sem sofrer impacto no momento da comercialização”, afirma Lisboa. 

Trigo

A cultura do trigo tem doenças foliares que aparecem quase que simultaneamente durante a safra, que é plantada na maior parte do país durante o segundo trimestre do ano e colhida a partir do terceiro trimestre. Nos meses de maio e junho, período de estabelecimento da cultura, por exemplo, há uma maior pressão de manchas foliares devido ao inóculo presente na palhada ou na semente. Com o avanço do desenvolvimento da cultura, é preciso dar atenção especial à ocorrência de Oídio. 

Já a giberela costuma aparecer nas plantações de trigo no período de floração das lavouras, a partir do mês de setembro, quando há um aumento de chuvas no país que acaba favorecendo sua incidência. A ferrugem tem tido menor incidência nas lavouras do cereal nas últimas safras, mas sua ocorrência está associada com a alta umidade e a elevação das temperaturas.

“A condição climática é extremamente importante quando falamos em doenças fúngicas. Sabendo disso, o produtor pode se planejar antecipadamente com a escolha da cultivar que irá semear, a tecnologia que será empregada durante a safra e, dentro disso, montar seu programa de fungicidas”, ressalta Lisboa. 

Veja todas as soluções BASF para o cultivo do trigo e os momentos de cada aplicação:

Trigo Basf

Fungicidas BASF para a cultura do trigo 

Abacus® HC é um fungicida que reúne alta concentração de triazol e estrobilurina, garantindo o controle das principais doenças do trigo, especialmente manchas foliares. Também tem como alvo a ferrugem.

Brio® é um fungicida à base de epoxiconazole + cresoxim metílico, excelente em adição ao Abacus® HC e o Opera® Ultra, visando melhoria no controle de oídio e manchas.

Versatilis® conta com ingrediente ativo e mecanismo de ação diferenciado. É a melhor ferramenta para o controle do oídio na cultura. Tem ação curativa.
Ativum® é um fungicida Premium composto por três grupos químicos diferentes, sendo extremamente eficaz no manejo do complexo de doenças na cultura. Tem como alvos principais, a mancha-amarela e a ferrugem.

Ativum® é um fungicida Premium composto por três grupos químicos diferentes, sendo extremamente eficaz no manejo do complexo de doenças na cultura. Tem como alvos principais, a mancha-amarela e a ferrugem.

Opera® Ultra é um fungicida padrão para o controle de doenças da espiga, sem se descuidar da proteção contra as doenças foliares.

Os produtores de trigo ainda podem contar com diversas outras soluções BASF para o cultivo do cereal, como tratamento de sementes, herbicidas e inseticidas. O tratamento de sementes Standak®
Top
, por exemplo, conta com a entrada de um primeiro fungicida nas lavouras. 

Para saber mais sobre as soluções da BASF para a cultura do trigo e comprá-las, clique aqui.

Selo publi Basf

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Basf

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário