HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ferrugem da soja: Conheça o novo fungicida com tripla proteção contra a principal doença da cultura

Publicado em 15/10/2021 10:10 e atualizado em 18/10/2021 10:38
Fungo apresenta alto poder de disseminação e destruição; perdas podem chegar a 90%

A safra brasileira de grãos 2021/2022 se iniciou e as expectativas são de novos recordes, segundo a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. No total, a entidade estima que a produção chegue a 289,6 milhões de toneladas, volume 14% superior em relação à safra anterior em uma área de 71,4 milhões de hectares (+4%). Mantendo o protagonismo, a soja terá produção de 141,26 milhões de toneladas, um acréscimo de 3,9% se comparado à safra 2020/2021.

Apesar das previsões positivas com relação à produção nacional, o novo ciclo se inicia com algumas preocupações para o setor produtivo, entre elas, as oscilações climáticas, aumento no custo de produção, elevada variação cambial, entre outros. Além disso, há também uma grande preocupação com as pragas e doenças, que podem impactar no desenvolvimento das lavouras. 

Na soja, um dos principais inimigos é a ferrugem-asiática ou ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi), que foi identificada em 2001, no Brasil, e desde então toma a atenção do produtor brasileiro. Somente na última safra, 377 casos da doença foram registrados no país, segundo o Consórcio Antiferrugem da Embrapa. 

O uso de fungicidas é uma das ferramentas que auxilia no manejo da doença. Dessa forma, a Ourofino Agrociência disponibiliza ao mercado uma nova tecnologia que alia o efeito protetor, preventivo e curativo em uma única solução, promovendo tripla proteção na planta.

“O Pontual ® (Link: https://ourofinoagro.com.br/produtos/pontual/)  é um fungicida completo para o manejo de resistência do complexo de doenças da soja, incluindo a ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) e mancha-parda (Septoria glycines)”, destaca o gerente de marketing grandes culturas da Ourofino Agrociência, Lenisson Carvalho.
 

Além disso, ressalta o gerente, “não é apenas um fungicida igual aos outros que estão disponíveis. É um produto tecnológico inovador, com uma formulação única que alia três importantes ingredientes ativos, azoxistrobina, ciproconazol e clorotalonil, oferecendo fotoproteção, tolerância às chuvas, adesividade e sistemicidade, disponibilizando os ingredientes ativos no local onde proporcionam excelente performance de controle.”

A azoxistrobina atua na prevenção, impedindo o desenvolvimento do fungo. Já o ciproconazol, age para curar, penetrando de forma sistêmica na planta. O terceiro ativo, clorotalonil, atua como multissítio, protegendo a superfície foliar contra doenças.

Outros pontos importantes destacados pelo especialista são o respeito ao vazio sanitário de semeadura da soja e a elaboração do manejo adequado de aplicações para manter a proteção contra os patógenos.

O Pontual® é o oitavo Produto Reimaginado da companhia. Essa linha de inovações é desenvolvida com base nas características da agricultura brasileira, ou seja, soluções adequadas às condições climáticas e de solo da agricultura tropical.

O processo de idealização do fungicida Pontual® contou com o suporte de renomadas instituições de pesquisa, como a Unesp/Botucatu (SP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fundação Chapadão, Fundação ABC, entre outras.

Além de contemplar o catálogo de Produtos Reimaginados, o Pontual® está presente no Focus 360, um programa da Ourofino Agrociência voltado para o manejo de resistência, que leva conhecimento técnico especializado e soluções para os produtores. “A entrada do Pontual® enriquece o programa, que passa a contemplar mais tecnologias para os cultivos no Brasil, nesse caso, inicialmente para a soja”, finaliza o gerente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ourofino

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário