Com ingrediente ativo inédito no Brasil, Verango® Prime tem controle efetivo nos principais nematoides

Publicado em 18/10/2021 11:07 e atualizado em 20/10/2021 11:14
Apesar de impactos representativos em diversas culturas, produtores tinham poucas alternativas de manejo no Brasil até lançamento da Bayer

Para o controle efetivo de nematoides em culturas como a soja, cana, café e batata, os produtores rurais no Brasil, que amargam prejuízos a cada safra por conta dos danos dos parasitas, já podem contar com o Verango® Prime da Bayer. Um nematicida de longa duração contra um amplo espectro de espécies de nematoides. A solução conta com um ingrediente ativo inédito no país, o Fluopiram.

“A consciência dos produtores vêm crescendo sobre os nematoides. Apesar disso, eles ainda tinham poucas ferramentas disponíveis no mercado para o controle, principalmente com alguns tratamentos de sementes e biológicos, ou fazendo uma rotação com culturas de baixa rentabilidade. Já o Verango® Prime, é um químico efetivo aplicado no sulco de plantio”, afirma Renato Carvalho, gerente de produtos
da Bayer.

Os prejuízos decorrentes dos nematoides no solo brasileiro, em diversas culturas, chegam a somar R$ 35 bilhões anualmente, segundo levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN). Somente na cultura da soja, são cerca de R$ 15 bilhões perdidos, mas atualmente cerca de 20% da área em todo o Brasil com a oleaginosa já tem sido tratada com algum nematicida.

Além de ser efetiva contra as principais espécies de nematoides do Brasil, a solução também conta com compatibilidade com os principais produtos biológicos. “Existe uma preocupação dos agricultores sobre a possibilidade de se misturar um produto químico, como o Verango® Prime, com um biológico para controle de nematoide. E isso foi comprovado ser possível com a nossa solução através de testes”, diz Carvalho.

O gerente da Bayer ainda pontua outros aspectos de destaque do Verango® Prime, como seu longo período de proteção, chegando a até 90 dias após a emergência da soja, além de ajudar na cultura subsequente, ter baixo risco para operados e meio ambiente e também baixa dosagem necessária. Na soja, por exemplo, são apenas 300 ml por hectare, e em batata, 1 l/ha, enquanto que em produtos concorrentes esse volume chega a até 30 kg/ha.

“O produtor tem o Verango® Prime como uma opção química no mercado, que é um nematicida verdadeiro, mas que também conta com características favoráveis e de baixo risco ao meio ambiente”, destaca Carvalho.

A solução da Bayer tem sido testada no Brasil há mais de 10 anos. Na última temporada da soja, por exemplo, nas mais de 300 áreas comerciais assistidas, o produto apresentou 70% de vitórias, com uma média de quatro sacas a mais por hectare, no comparativo com o tratamento padrão do agricultor. O nematicida deve ter registro aprovado nos próximos anos também para algodão, milho e outras culturas hortifruti.

Para saber mais sobre o Verango® Prime e como comprá-lo, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário