Sistema de Produção Provisia™ é lançado na cultura do arroz com foco no manejo de plantas daninhas resistentes e na obtenção de altos tetos de produtividade

Publicado em 14/02/2022 10:19
BASF renova compromisso com o legado do rizicultor brasileiro

WhatsApp Image 2022-02-14 at 10.36.18

Renovando seu compromisso estratégico com o rizicultor brasileiro, a BASF, empresa líder no cultivo de arroz no Brasil, lança comercialmente neste mês de fevereiro de 2022 o Sistema de Produção Provisia™. A tecnologia irá se somar ao já tradicional e conceituado Sistema Clearfield® e chega para auxiliar os produtores no enfrentamento de problemas como a resistência de plantas daninhas, entre elas o arroz-vermelho e o capim-arroz.

O arroz-vermelho é uma planta daninha que tem inviabilizado o cultivo do arroz em algumas áreas, assim como o capim-arroz, com incontáveis prejuízos aos produtores. A dificuldade de controle está relacionada principalmente com a resistência que essas plantas adquiriram. 

Diante desse cenário, a BASF, assim como fez com o Sistema Clearfield® há cerca de 20 anos, agora traz uma nova solução para o mercado: o Sistema Provisia™, mais do que viabilizar o controle de plantas daninhas resistentes, ela vai possibilitar ao agricultor alcançar altos tetos de produtividade além de viabilizar a adoção de conceitos modernos de produção.

“Ele chega para ser utilizado em rotação ao Sistema Clearfield®, que hoje está presente em cerca de 80% da área cultivada com arroz e continuará sendo essencial para assegurar o melhor desempenho das lavouras de arroz”, afirma Luciano Pizzuti, Gerente de Marketing Cultivos e Portfólio da BASF.  

A tecnologia será disponibilizada com exclusividade por meio da marca de sementes de arroz Lidero™. Os híbridos de arroz Lidero™ possuem como características uma genética avançada que confere alto teto produtivo e qualidade de grãos.

Em relação aos Híbridos de arroz Provisia™, eles são tolerantes ao Herbicida Provisia® 50 EC, um novo herbicida na cultura, com diferente mecanismo de ação para controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura do arroz, como o arroz-vermelho e o capim-arroz, inclusive os biótipos resistentes aos herbicidas inibidores da ALS.

Evolução no controle, revolução no manejo: é com essa premissa que a BASF lança a nova solução para o arroz e renova seu compromisso com a rizicultura no
Brasil. “Nós somos uma empresa que investe nesse cultivo há muitos anos, o que vem permitindo liderarmos o mercado de soluções para a cultura do arroz aqui no país”, destaca Pizzuti. 

“O perfil do produtor de arroz está mudando. Temos observado com mais intensidade nos últimos anos uma mudança no seu sistema produtivo. Para manter seu negócio rentável, ele passou a diversificar, introduzindo o plantio da soja, entre outras culturas, tem buscado também intensificar o uso dos seus recursos, se valendo do período de entressafra para introduzir plantas de cobertura ou pastagens e praticar uma pecuária mais intensiva, bem como passou a gerir de forma mais profissional seu negócio”, explica Pizzuti.

A chegada do Sistema Provisia™ contribui e acelera a configuração desse novo Sistema Produtivo. Seu uso em rotação ao Sistema Clearfield®, a soja entre outros cultivos e associado a boas práticas de manejo se configura na melhor estratégia para superar o problema da resistência de plantas daninhas e impulsionar a produtividade e a rentabilidade do agricultor. Trata-se de uma nova revolução na cultura do arroz. 

O especialista ainda destaca pontos importantes em relação à adoção da tecnologia. “Considerando esses pontos entendemos que o rizicultor terá uma boa experiência e que a tecnologia permanecerá viável por mais tempo, contribuindo para rentabilidade e longevidade do seu negócio”, finaliza o gerente de Marketing Cultivos e Portfólio da BASF.

Considerar para adoção do Sistema Provisia:

• Adotar os Híbridos de arroz Provisia™, pois somente esses materiais possuem o trait de resistência ao novo herbicida;

Planejar de forma antecipada sua lavoura, respeitando as premissas básicas para adoção da tecnologia;

• Realizar o correto posicionamento dos herbicidas e a utilização do novo herbicida Provisia® 50 EC;

• Rotacionar Culturas e Sistemas de Produção: Clearfield® e Provisia™.

"Essa é mais uma solução conectada desenvolvida pela BASF que nasceu como um compromisso de ajudar os agricultores, a agricultura e as gerações futuras a encontrar o equilíbrio ideal para o sucesso no campo. Os agricultores sempre fizeram o maior trabalho da terra e estamos ao lado deles há mais de 100 anos apoiando com inovações cada vez mais sustentáveis“, finaliza Pizzuti.
Para os próximos anos, o Sistema também estará disponível em importantes mercados da América Latina. 

Para saber mais sobre o Sistema de Produção Provisia™ da BASF, clique aqui

WhatsApp Image 2022-02-14 at 10.35.36

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário