Os canaviais precisam de um choque de eficiência no controle dos nematoides

Publicado em 14/03/2022 13:33
Os nematoides podem provocar perdas de até 50% da produtividade dos canaviais. Para o controle eficiente dos nematoides é fundamental o uso de inovações, como o POTTENTE MAX, da Ihara

Independentemente de onde se planta cana-de-açúcar no Brasil, haverá nematoides no solo. A afirmação vem de especialistas no tema. Esse parasita já tomou proporções alarmantes, estando presente em mais de 70% dos canaviais.

Quatro espécies atacam a cana-de-açúcar, são os das galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica) e os das lesões radiculares (Pratylenchus zeae e P. brachyurus).  Essa última considerada como a mais importante para a cultura, pois é frequentemente encontrada em populações altas o suficiente para causar danos. É difícil analisar uma área de cana e não encontrar infestações dessa espécie. 

Ao parasitarem o sistema radicular, os nematoides podem causar grandes danos à cana-de-açúcar, que se torna deficiente e pouco produtiva. Em casos de variedades mais suscetíveis e nível populacional muito alto, as perdas podem chegar a até 50% da produtividade. 

Estimativas apontam que o Brasil perde, anualmente, 15% de sua produção por causa dos nematoides. Mas esses números podem ser bem maiores, já que muitos contabilizam apenas as perdas mais severas, sendo que mesmo baixas infestações podem atrapalhar o desenvolvimento pleno de um canavial.

Há quem considere que nematoides estão presentes apenas em solos arenosos. É um erro. Experimentos conduzidos por nematologistas em todo o Brasil evidenciam a presença dessa praga nos mais variados tipos de solo. Outro fato importante a ser destacado é que os nematoides não matam a cana, mas sugam a produtividade.

Para o controle eficiente dos nematoides, o setor sucroenergético necessita de tecnologia inovadora, pensando nisso, a Ihara lançou o POTTENTE MAX, um inseticida-nematicida usado para o controle de nematoides e proteção do sistema radicular na cultura da cana-de-açúcar, assegurando proteção a produtividade. 

POTTENTE MAX conta com a moderna tecnologia P2S, desenvolvida especialmente para a lavoura canavieira, oferece máxima penetração e espalhamento no solo para proteção mais rápida das raízes. O POTTENTE MAX apresenta máximo residual, promovendo uma longa proteção para raízes da cana. É um produto inovador porque conta com máxima flexibilidade, podendo ser aplicado na época seca ou úmida, no plantio e na soqueira.

Graças à inovadora tecnologia P2S (Penetration, Protection e Stability), o POTTENTE MAX combate com eficiência os nematoides que causam prejuízos à cana-de-açúcar.

Saiba mais sobre o POTTENTE MAX em: https://bit.ly/3xZjUk5

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ihara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário