Cargill renova compromisso com agricultura sustentável e segurança alimentar com novos programas; conheça todos

Publicado em 18/07/2022 10:56 e atualizado em 20/07/2022 11:11
Companhia acredita que o produtor tem papel central na agricultura sustentável e quer engajá-lo nessas iniciativas

A Cargill, empresa parceira do produtor rural, renova seu compromisso com uma agricultura sustentável no Brasil, e anuncia novos programas e parcerias com foco na produtividade dos agricultores aliada ao uso sustentável da terra e conservação da biodiversidade. Dentre as ações, estão a restauração de até 100 mil hectares de áreas de proteção permanente e reservas e regularização ambiental, em uma conexão das áreas agrícola, ambiental, acadêmica e empresarial.

A companhia acredita que o produtor tem papel central na agricultura sustentável e quer engajá-lo nessas iniciativas que acabam de ser lançadas para diversas regiões do Brasil. Para isso, no último ano, a companhia reuniu agricultores, clientes de demanda, academia, associações, consultorias, governos, organizações não governamentais e uma infinidade de outros atores sociais para entender quais deveriam ser seus esforços. Ao fortalecer seu compromisso com uma agricultura sustentável, a companhia também contribui para garantir a segurança alimentar do planeta.

“Os produtores têm um papel central na jornada de termos uma agricultura sempre à frente e sustentável”, afirma Renata Nogueira, líder de Sustentabilidade das Cadeias de Suprimentos Agrícolas da Cargill na América do Sul. “Quando fazemos parceria com agricultores, estamos contribuindo para que a adoção de práticas sustentáveis não seja apenas o certo a se fazer, mas que seja também financeiramente viável. É assim que criamos impactos reais e positivos no ecossistema que alimentarão as pessoas por gerações”.

Os novos programas selecionados pela Cargill e os diversos atores da sociedade brasileira complementarão os esforços contínuos da companhia para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva cada vez mais sustentável, que concilie produção e preservação, como o programa de certificação 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis) já adotado pela empresa, o investimento no Land Innovation Fund for Sustainable Livelihoods e na ampliação da rastreabilidade da cadeia de suprimentos.

Os novos programas de sustentabilidade da Cargill também irão apoiar os agricultores no desenvolvimento de técnicas para gerenciar suas áreas produtivas de uma forma mais sustentável, além de fornecer incentivos e recursos para aumentar a lucratividade e ajudá-los a desenvolver recursos para a regularização ambiental.

Conheça os programas e parcerias da Cargill:

Restauração de biomas e melhoria da biodiversidade

Em um programa conjunto com diversas instituições de pesquisa do Brasil, elaborado por mais de um ano, a Cargill restaurará 100 mil hectares nos próximos cinco anos em todo o país, uma área equivalente aos centros urbanos de Salvador e Porto Alegre somados. Além do impacto positivo no ecossistema e na biodiversidade, os programas de restauração resultarão em melhores condições de vida dos agricultores e mais inovação, proporcionando uma restauração mais eficiente e em larga escala.

A companhia, inclusive, lançou neste primeiro semestre um edital público para projetos de restauração. A expectativa é aprovar esses planejamentos para restauração em larga escala nos biomas Cerrado e Mata Atlântica. O foco será na recomposição de Reserva Legal (RL) e Áreas de Proteção Permanente em propriedades rurais (APP). A priorização geográfica nos municípios ligados à cadeia de suprimento de soja da Cargill possibilitará a conexão destes projetos com a restauração nos fornecedores.

Na fase piloto, que já está em andamento, foram selecionados sete projetos de restauração em diferentes biomas, que somam seis mil hectares no total. Os projetos apoiados são: 1) Territórios da Mata, em Machadinho (RS), com a Solidaridad; 2) Iniciativa Verde, com Agroicone e Caminhos da Semente; 3) Rede de Sementes do Cerrado, com Araticum, ICMBio e cooperativas rurais locais; 4) PRETATERRA, com o fundo UBS Optimus; 5) Restaura Tocantins, com o governo estadual e Instituto Perene; 6) Orla do Lago Paranoá, com o Distrito Federal; 7) Fazenda São Geraldo, em parceria com a Bioflora.  

No projeto, ainda há instituições parceiras como a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), ConservationInternational (CI), SLC Agrícola, Way Carbon e World ResourcesInstitute (WRI).

Orientação faz a diferença – Programa de desenvolvimento de produtores

Em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato Rural de Uberlândia (MG) e outras instituições, a Cargill também apoia a atuação sustentável baseada em Boas Práticas Agrícolas (BPAs). O programa permite acesso à assistência técnica aos produtores para melhoria da eficiência produtiva e sustentabilidade, além de facilitar a aquisição de insumos e mudas para recuperação de pastagens e adequação ambiental.

Exemplo que vem do Maranhão – Programa de promoção à regularização ambiental

No estado do Maranhão, pelo menos 35 produtores de cinco municípios ao Sul, o equivalente a 60 mil hectares do bioma Cerrado, contam com apoio para a regularização ambiental em suas propriedades, visando inclusão no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que permitirá a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A ação é uma parceria da Cargill em conjunto com a consultoria Preserv Ambiental.

Para saber mais sobre as ações sustentáveis da Cargill, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cargill

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário