Percevejo na soja diminui produtividade em até 9 kg/ha ao dia, mas Curbix® chega com choque e controle prolongado

Publicado em 08/08/2022 11:07
Inseticida multicultura conta com molécula inédita na soja e milho para atender demanda do produtor, que está preocupado com os danos causados pela praga

Os percevejos estão presentes em praticamente todas as lavouras de soja do Brasil, com perdas expressivas em produtividade e qualidade sendo registradas de Norte a Sul do país. Segundo Cecilia Melo, diretora de portfólio para América Latina da Bayer, apenas um percevejo chega a diminuir a produtividade entre seis a nove quilos por hectare/dia na cultura.

Dada a delicada situação, atualmente, cerca de 95% das áreas da oleaginosa no país contam com alguma aplicação do inseticida direcionado para a praga partir de R3, eliminando adultos e ninfas. Uma molécula inédita na soja e milho, o Etiprole, do Curbix®, tem facilitado o manejo de percevejos na soja com alto choque e longo período de controle.

"Quando a gente olha para a soja, o percevejo é uma das principais pragas, em matéria de área tratada e de aplicações. Sem dúvida, ele tem tirado o sono do produtor e vem reduzindo produtividade e qualidade das lavouras", afirma Cecilia Melo, diretora de portfólio para América Latina da Bayer.

Ao não tratar uma área de soja ou de outras culturas com inseticida para o manejo de percevejo, o produtor tende a perder e muito em renda.

"Um percevejo já causa muito dano e se você tem uma população com três percevejos ou mais, que a gente já considera alto o nível de infestação, as perdas tendem a ser proporcionais. Muito mais elevadas", afirma Cecilia.

Além disso, "se o produtor perde o timing de tratamento, ele acaba não conseguindo controlar a população e daí o dano também é maior", afirma a diretora de portfólios para América Latina da Bayer.

Além das perdas em produtividade, a qualidade também é prejudicada nas lavouras com a presença de percevejos. "O impacto na qualidade prejudica o produtor na hora de entregar esse grão para uma empresa compradora, porque existem os descontos. E para o sementeiro, é mais grave ainda, porque ele pode ter que descartar todo um lote", afirma Erick Cancian, gerente de lançamentos para proteção de cultivos da Bayer.

Atendendo a uma demanda dos produtores rurais, a Bayer lançou na última safra o inseticida Curbix®, que chega primeiro no controle de diversas pragas, incluindo o percevejo, combatendo rapidamente as infestações e protegendo a cultura por mais tempo graças ao seu efeito de choque de verdade e seu longo período de controle.

 

WhatsApp Image 2022-07-28 at 13.10.44
Curbix® chega primeiro no controle de diversas pragas na soja-milho, incluindo
o percevejo, combatendo rapidamente as infestações e protegendo a cultura
por mais tempo; conte você também com um representante Bayer
Foto: Divulgação

"É uma molécula inédita na cultura da soja e do milho. A diferença do Curbix® para outros produtos é, principalmente, no período de controle, o que a gente chama de choque prolongado. A molécula do Curbix® promove uma ação chamada de contato tarsal, que funciona no contato direto com a praga com a pulverização e o inseto também vai sofrer o efeito do produto", afirma Cancian.

O especialista também destaca a importância de o produtor estar atento ao momento ideal do manejo na cultura para ampliar seus resultados.

"O produtor não pode deixar para última hora. Ele tem que conhecer o histórico da área, porque é uma praga que vai estar presente. Ela vai aparecer em menor ou maior pressão, mas vai aparecer. E o produtor precisa estar preparado", diz Cancian. A recomendação da Bayer é entrar com Curbix a partir de R3 até R5 para ter um controle efetivo.

Cecilia também destaca a atenção dos produtores de soja no cultivo sequencial de milho. "Quando há o uso de Curbix® na soja e, em seguida, há o milho, o produtor pode ter a certeza que vai ter a cultura seguinte no limpo. Além da soja, o percevejo causa dano no momento inicial da cultura do milho e nessa cultura ele é irreversível", ressalta. 

"O produtor está vendo no campo a diferença que ele faz", afirma Cecilia sobre o produto. "Do ano do pré-lançamento para o primeiro ano comercial, tivemos um crescimento de vendas de 300%. Quando o produtor vê o resultado no campo, a diferença que ele faz, ele recompra. Tanto é que estamos com altíssimo índice de recompra", diz Cancian.

A união de produtos do portfólio Bayer também é essencial para que o produtor tenha melhores resultados. No caso da soja e do milho, que vem sofrendo muito com a cigarrinha em algumas regiões do Brasil, a recomendação é o uso do inseticida Curbix® em conjunto com o Connect® (Imidacloprido e Beta-Ciflutrina), por exemplo. Além disso, a companhia tem empreendido esforços em diversos lançamentos. "Os dois juntos conseguem entregar uma performance superior ao que tem no mercado e ajudam muito o produtor a não perder o potencial produtivo das plantas para os insetos", afirma Cecilia.

"A Bayer é uma empresa de inovação. A gente sempre procura trazer novas soluções para o agricultor, pensando em gerar valor na agricultura como um todo nos diferentes cultivos do Brasil. Nós planejamos para os próximos 10 anos uma média de 2,5 lançamentos por ano para diferentes focos e culturas", finaliza Erick Cancian.

Para saber mais sobre o Curbix® e outras soluções da Bayer, clique aqui.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA E ANIMAL, E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E RECEITA. E UTILIZE SEMPRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário