IHARA traz novo inseticida para tratamento de sementes da soja

Publicado em 14/06/2023 11:04 e atualizado em 14/06/2023 14:52

O sucesso para alcançar elevados tetos produtivos na cultura da soja, passa por técnicas antes mesmo de realizar a semeadura da cultura. Uma delas, que podemos citar é a realização do tratamento de sementes com produtos que visam proteger e garantir plântulas vigorosas e por consequência com elevado potencial de produtividade. Claro que para todos os fatores serem atendidos, necessitamos sementes de alta qualidade física, fisiológica, genética e sanitária.

Dentre as proteções que o tratamento de semente pode oferecer, pode-se citar os inseticidas que promovem uma segurança em relação a diversos insetos-praga que podem acometer as raízes e plântulas no seu desenvolvimento inicial. Muitas vezes esse ataque pode levar a morte da planta, acarretando assim a redução de estande final. Mesmo que a planta de soja tenha certa plasticidade, quando comparamos a outras culturas como o milho, a redução de estande afeta significativamente na produtividade final da área. Entre as principais insetos-praga que atacam a cultura de soja, encontram-se: os corós, as vaquinhas, lagarta elasmo, tamanduá-da-soja, tripes, entre outros. 

Utilizar um tratamento   de sementes que apresenta amplo espectro de controle é fundamental para proteger as sementes/plântulas contra a maior diversidade de insetos-pragas. Sendo assim pode-se citar o produto Convence FS. Que possui na sua composição fipronil é um  ativo de amplo espectro de controle porém de baixa solubilidade o que lhe confere elevado período de proteção nas raízes. Já o ativo Acetamiprido, apresenta excelência principalmente em insetos-praga sugadores, visto sua elevada sistemicidade, que favorece sua translocação para as partes aéreas da planta, promovendo proteção e residual elevado para o controle da diversidade de insetos que afetam a cultura da soja.

Sendo assim, a possibilidade de utilização de ativos, do Convence sem dúvidas ocorre uma complementação de alvos e uma sinergia para com a proteção do estabelecimento da cultura da soja. O tratamento de sementes é um procedimento de baixo investimento quando comparado às perdas que a falta ou o erro da escolha do tratamento pode acarretar na cultura de soja.

O Setor de Entomologia da CCGL – Tec, conduziu um trabalho onde avaliou-se o efeito de diferentes inseticidas no tratamento de sementes em soja, pode-se observar que o produto comercial Convence FS na dose 250 ml/100 kg de sementes demonstrou excelente performance no controle de lagarta Elasmo (Elasmopalpus lignosellus) Grafico 1, e outras pragas de início de ciclo demostrando seu elevado espectro de controle. O elevado controle desse inseto-praga pelo Convence FS resultou em 6,3% de plantas atacadas, onde a testemunha apresentou 15% de plantas atacadas, demonstrado na Figura 1 com melhor desenvolvimento das plantas, sendo o produto uma excelente opção para o tratamento de sementes da soja. 

Gráfico Ihara
Gráfico 1 -  Porcentagem (%) de plantas atacadas por lagarta elasmo. Entomologia da CCGL – Tec, Safra 21/22
Foto aérea - Ihara
Figura 1 - Visual da área aos 70 dias após a emergência. Entomologia da CCGL – Tec, safra 21/22
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ihara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário