Novo Clover CRM otimiza vendas no campo

Publicado em 21/08/2023 10:24 e atualizado em 25/08/2023 15:27
Aplicativo está mais ágil e intuitivo para apoiar consultores de vendas

01 (1)


Construir uma relação de confiança com o cliente e fidelizá-lo é um dos grandes desafios de quem trabalha com vendas e marketing. No agronegócio, segundo uma pesquisa do grupo Markestrat, os consultores de campo estão tentando se posicionar como parceiros dos produtores rurais e não apenas “provedores de serviços e produtos”. 

O aumento da demanda por atendimento personalizado exige novas posturas dos agentes de vendas, e a tecnologia é fundamental para ajudar nesse processo. O Customer Relationship Management (CRM), por exemplo, é uma ferramenta de gestão comercial e relacionamento com clientes que pode armazenar e fornecer dados valiosos para tomadores de decisões.

O CRM coleta informações relevantes sobre o histórico de atividades dos consultores comerciais com os produtores rurais, o que possibilita a segmentação e, consequentemente, uma abordagem personalizada para cada cliente.  No agronegócio, o Clover CRM foi o primeiro software criado para o atendimento personalizado aos produtores rurais brasileiros.  

Hoje, a solução faz parte do portfólio de produtos da Aliare, companhia formada pela união entre Grupo Siagri, Datacoper e Solution, três empresas voltadas para desenvolvimento de soluções tecnológicas de gestão para o agronegócio. Pioneiro no setor, o Clover CRM ganhou recentemente uma nova versão para seu aplicativo, agora mais ágil e intuitiva. 

Essa nova versão foi lançada oficialmente durante o Congresso Andav 2023. Segundo o CEO da Aliare, Carlos Barbosa, o novo aplicativo do Clover CRM foi desenvolvido para otimizar o dia a dia dos consultores de vendas, que têm uma rotina intensa de visitas a campo. “Com o app, o consultor consegue saber qual cliente priorizar e organiza toda a sua agenda de visitas com apenas alguns cliques”, afirma o CEO. 

02 (1)

Desafios na digitalização da gestão comercial

O Clover CRM foi o primeiro software criado para o atendimento personalizado aos produtores rurais brasileiros.  O produto evoluiu junto com o agronegócio e, hoje, atende pequenas, médias e grandes empresas dos segmentos de distribuição de insumos, cooperativas agropecuárias, indústria de defensivos, fertilizantes e concessionárias de máquinas agrícolas.

Hoje, o software é líder entre as grandes cooperativas brasileiras. Mas o CEO da Aliare, Carlos Barbosa, relembra que o sucesso do Clover CRM se deu, também, pelo envolvimento dos clientes. “Adotar uma ferramenta de CRM exige uma mudança cultural. É imprescindível que a alta gestão do negócio lidere a iniciativa de digitalizar as rotinas comerciais”, diz Carlos. 

Segundo o CEO, o projeto envolve três pilares: pessoas, processos e tecnologia. Não basta saber o potencial do CRM, são necessários um líder que defina os objetivos, um responsável pela execução e uma equipe de consultores de vendas engajados, que compreendam o valor da ferramenta para eles. 

“É preciso criar o que chamamos de cultura de CRM. O sucesso do novo modelo de gestão de clientes depende de algumas mudanças organizacionais. Além disso, as decisões passam a ser baseadas em dados, em análises do comportamento de compra dos produtores. Se os colaboradores estiverem abertos a essas mudanças, todos terão resultados positivos no final”, explica Barbosa.

A Aliare possui diversos cases de sucesso, considerando o engajamento de todos os envolvidos nos projetos, da alta gestão aos consultores de campo. Com o aplicativo Clover CRM atualizado, a expectativa é que os atuais usuários do sistema consigam ter ainda mais controle dos processos e proximidade com os clientes; e que os novos descubram todas as vantagens da digitalização. 

Evoluções do app Clover CRM

Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso aos dados, a nova versão do Clover CRM está disponível para iOS e Android. À primeira vista, a tela inicial já demonstra a evolução da ferramenta, com o layout mais limpo e intuitivo. "Tudo foi desenvolvido a partir de um extenso trabalho de design de produto, com foco na experiência do usuário", complementa o CEO Carlos Barbosa.

Na Agenda, é possível fazer anotações de compromissos únicos ou em lote. Além disso, o CRM integra-se ao e-mail e WhatsApp, facilitando o contato com os clientes. Nos registros de serviço, pode-se anexar várias fotos da galeria e gravar áudios. 
Os RTRs (Relatórios em Tempo Real) agora estão reunidos na Central RTR, com opção de compartilhamento na web. O novo recurso
"Carrinho de Compra" permite a geração de pedidos e os novos filtros garantem que a segmentação de clientes seja mais precisa.  

Além disso, o Clover CRM pode ser adquirido na Aliare Cloud, serviço de computação em nuvem da Aliare. Assim, o cliente que adquire o software fica livre da responsabilidade de gerenciar a infraestrutura e a equipe de TI pode se dedicar às atividades mais estratégicas do negócio. 
 

03


Essas são algumas das novidades do aplicativo, todas elas pensadas para melhorar a usabilidade do CRM e otimizar a gestão comercial.

Com o software, os gestores acompanham o desempenho da equipe e as análises de vendas; enquanto os consultores têm um controle maior de suas rotinas e conseguem atender o cliente de forma personalizada. 

“Esse atendimento diferenciado deixa a empresa mais competitiva, é um investimento na fidelização do produtor rural. Mas, sem o apoio da tecnologia, lidar com vários clientes se torna um desafio muito grande. Então, podemos dizer que o CRM hoje é indispensável na gestão de carteiras em negócios agrícolas”, relata Carlos Barbosa. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Clover CRM

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário