Escolha da semente é fundamental para sucesso nas lavouras de arroz e Lidero™ da BASF se destaca; veja as características

Publicado em 05/09/2023 11:00 e atualizado em 12/09/2023 16:09
Primeira marca de sementes de arroz da BASF no mundo, tem ganhado com sucesso áreas de cultivo no Brasil e já avança para outros países

A escolha da semente é um passo fundamental para se ter sucesso em uma lavoura de arroz. Ainda mais em uma safra que promete ser desafiadora, como esta que está próxima de iniciar no Brasil. Para auxiliar o produtor nessa decisão, a BASF conta com um pacote completo de soluções que atende às principais dores dos produtores, dentre eles a marca de sementes Lidero™. E você confere agora todos os detalhes.

"Será uma safra muito desafiadora. Com o El Niño, a janela de plantio será muito curta. E nós sabemos que o principal para termos uma lavoura e uma safra de sucesso, é fazer um bom plantio. Com uma semente de qualidade e certificada, na qual teremos vigor e uma germinação inicial adequada para toda a produção da safra e também uma plantabilidade com calma e com boa distribuição da semente no campo", explica Marcio Morais, gerente de melhoramento de Arroz da BASF.

Para isso, a companhia disponibiliza aos rizicultores do país a Lidero™, a primeira marca de sementes de arroz da BASF no mundo. Ela oferece alta produtividade, maior controle de insetos e doenças, além de plantas daninhas nas lavouras, garantindo sustentabilidade ao produtor. O cenário de plantas invasoras no cultivo de arroz tem preocupado bastante os agricultores nas últimas safras do país.

Morais afirma que, em algumas áreas, as plantas daninhas chegam a inviabilizar o cultivo. Por isso, a atenção precisa ser redobrada.

Atualmente, a BASF trabalha com duas tecnologias para a cultura em seu portfólio, que se complementam, com rotação de ativos para o melhor manejo e controle das plantas daninhas: a Clearfield ®, presente no mercado brasileiro há 20 anos; e recentemente houve o lançamento da Provísia®.

7a4d5069-bee8-4d0c-920a-c571cef8cba3 - Cassiane Fonseca
Lidero™ é a primeira marca de sementes de arroz da BASF no mundo - Foto: Divulgação

"Dentro da tecnologia Clearfield®, nós temos o nosso híbrido LD522CL Clearfield®, e, no Provísia®, o LD132PV Provísia®. Eles vêm para mudar o potencial produtivo dentro do mercado de arroz, porque são tecnologias com rotação de ativos para o manejo de controle de plantas daninhas. Esse é um dos componentes que afetam a produtividade e, em alguns casos, inviabilizam a atividade do arroz", ressalta o gerente de melhoramento da BASF.

ef453fa5-fd39-4fac-99eb-49b86f47a2fc - Cassiane Fonseca (1)
Companhia conta com 15 pontos de ensaio de Lidero dentro de áreas de produtores e sementeiros no Rio Grande do Sul - Foto: Divulgação

As sementes híbridas Lidero™ contam com baixa densidade, o que até reduz o custo com frete no transporte até as propriedades. Além disso, elas apresentam maior eficiência no manejo, pois há uma diminuição no número de paradas para o reabastecimento. Além disso, o tratamento das sementes é realizado com precisão, tanto em relação aos produtos quanto às doses. Clique e veja um e-book completo preparado pela BASF para a marca.

2e6a9ce5-e837-46bb-a14f-5838cdac7115 - Cassiane Fonseca
"A marca Lidero™ começou no Brasil mas já estamos trabalhando em outros países", diz Marcio Morais - Foto: Divulgação

A comercialização das sementes Lidero™ está disponível nas regiões Sul, Norte e Nordeste do país, sendo que o Rio Grande do Sul já conta com mais de 80% desse total e tem registrado excelentes resultados. A companhia totalizou neste ano de 2023 cerca de 15 pontos de ensaio dentro de áreas de produtores e sementeiros no estado gaúcho e seis em Santa Catarina, onde os resultados são acompanhados junto a pesquisadores.

"A marca Lidero™ começou no Brasil, mas já estamos trabalhando em outros países como Colômbia, América Central, Argentina, Uruguai, Paraguai; pensando em um mercado global de sementes de arroz", afirma Morais. A BASF investe anualmente cerca de 900 milhões de euros para trazer tecnologias que atendam às necessidades dos agricultores e contribuam para o seu legado. "A BASF, hoje, tem um portfólio completo para atender ao produtor, do começo ao fim da produção do seu arroz", finaliza Morais.

Para saber mais sobre a marca de sementes Lidero™ e como adquiri-la, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário