Instituto AgroGalaxy se prepara para lançar 3º Desafio em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para agricultores

Publicado em 13/09/2023 10:27
Entidade dispõe de toda a estrutura dos centros tecnológicos e da rede de mais de 30 mil clientes do AgroGalaxy no Brasil para lançar inovações ao mercado, que atendam do pequeno ao grande produtor

O Instituto AgroGalaxy se prepara para lançar neste segundo semestre do ano seu 3º Desafio em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para os agricultores brasileiros, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do agro no país. Depois do sucesso da 1ª e da 2ª edição, o objetivo deste lançamento nos próximos meses será a busca por iniciativas de redes de colaboração, com foco em educação para a sustentabilidade no campo.

"Neste novo ciclo, ao invés de irmos em busca de soluções prontas no ecossistema de inovação, pensamos em desenhar uma iniciativa em rede de colaboração, mas ainda mantendo o foco em educação para a sustentabilidade. A expectativa é de lançamento deste terceiro Desafio ainda neste segundo semestre e a implementação para o início do ano de 2024", almeja Mônica Alcantara, head de ESG do AgroGalaxy e vice-presidente do instituto.

DSC05879
Mônica Alcantara, head de ESG do AgroGalaxy e vice-presidente do Instituto AgroGalaxy – Foto: Divulgação

O Instituto AgroGalaxy, organização não governamental sem fins lucrativos, nasceu oficialmente em fevereiro de 2022, idealizado pelo AgroGalaxy, com o objetivo de canalizar e replicar ações, com olhar para a geração do benefício público, e considerando os pilares ESG – que abrangem práticas ambientais, sociais e de governança corporativa para o agronegócio. "As atividades do instituto contemplam olhar as dores do produtor, além de disponibilizar a estrutura de centros tecnológicos do AgroGalaxy, e a rede de mais de 30 mil clientes e 15 milhões de hectares no Brasil em busca de soluções”, explica.

"Nos últimos cinco anos, acompanho que tem havido um grande fortalecimento dessa agenda de sustentabilidade nas empresas a partir do movimento ESG, trazido pelo mercado financeiro. E eu acredito que, principalmente para o agronegócio brasileiro, o ESG é um grande elemento de competitividade. E nós, enquanto AgroGalaxy, sendo varejista de insumos para produtores brasileiros de comodities agrícolas, precisamos estar integrados à essa agenda tão demandada pela sociedade”, ressalta Mônica.

Para atender à essas demandas, o Instituto AgroGalaxy criou então os Desafios de seleção de soluções inovadoras e sustentáveis ligadas à agricultura.

1º Desafio – Transição para Agricultura Regenerativa

Lançado no ano de 2022, o 1º Desafio do Instituto AgroGalaxy contou com 100 startups inscritas e uma premiação de R$ 300 mil, com a temática da Agricultura Regenerativa. Elas foram estimuladas a apresentarem produtos e serviços, especificamente nessa agenda, que será a grande direcionadora dos próximos Desafios. "Nós levamos os produtos dessas empresas aos nossos campos para testá-los, com os nossos pesquisadores, acompanhando cada passo da tecnologia", destaca a executiva.

A vencedora foi a Tarvos, com uma solução para o monitoramento integrado de pragas (MIP), com foco na Spodoptera frugiperda, mariposa que costuma atacar culturas como a soja, o milho e o algodão. A Dana Agro ficou em 2º lugar e a Solusolo em 3º.

DSC05909
Mônica Alcantara e participantes do 1º Desafio em área de experimentação do AgroGalaxy – Foto: Divulgação

2º Desafio – Soluções educacionais destinadas às comunidades rurais

No segundo semestre de 2022, o Instituto AgroGalaxy também apresentou ao mercado seu 2º Desafio, seguindo a temática do primeiro, mas com o foco de buscar soluções educacionais destinadas às comunidades rurais, e uma premiação também de R$ 300 mil aos vencedores. "Sentimos a necessidade de fomentar mais as ferramentas educacionais para que todos os produtores, dos pequenos até os grandes, também fossem incluídos", explica Mônica sobre a criação do 2º Desafio. 

As três startups selecionadas foram a CERTIFICAFÉ, uma plataforma que ajuda os cafeicultores a certificarem suas fazendas para que possam acessar novos mercados e melhorarem a lucratividade. A IZAgro solução voltada à recomendação de manejos sustentáveis e a Já Entendi AGRO criou uma plataforma que adequa a linguagem para a formação à distância de produtores e trabalhadores rurais.

O Instituto AgroGalaxy busca avançar ainda mais no seu propósito com parcerias. "Pretendemos começar a desenvolver novos projetos em parceria, para trazer outros recursos e dar escala a esse benefício. O AgroGalaxy continuará aportando recurso fixo todo ano, aprovado em orçamento, mas queremos contar com outras instituições não-governamentais ou da iniciativa privada,, destaca Mônica.

O Instituto AgroGalaxy também possui um conselho consultivo com renomados integrantes, como Marcello Brito (Secretário Executivo do Consórcio Amazônia Legal), Marcelo Morandi (Chefe de Relações Internacionais da Embrapa), Aline Locks (CEO da Produzindo Certo) e Mariane Crespolini (Gerente de BI na Minerva Foods). A presidente do conselho é Tarsila Ursini (Conselheira em empresas como: Agrogalaxy, JSL, Korin e Vivara).

Para saber mais sobre o Instituto AgroGalaxy, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AgroGalaxy

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • SAMARA APARECIDA TORRES Boa Esperança - MG

    Show de iniciativa! Levando informação e unindo forças junto às pessoas que alimentam o mundo!! Isso é valorização, respeito e contribuição para um mundo melhor!

    11