Correção de sinal GPS por satélite otimiza produtividade e precisão no campo

Publicado em 23/10/2023 10:10
Tecnologia proporciona ações mais precisas, além de redução do amassamento da cultura, aplicação eficiente de insumos e repetibilidade nas operações agrícolas

jacto_20221125_2321

Pensar em agronegócio nos dias de hoje é trabalhar em busca de uma produtividade mais eficiente e sustentável. Por isso, uma das tecnologias mais adotadas na agricultura moderna é a correção de sinais GPS, que são informações obtidas por uma rede própria de bases terrestres e enviadas por satélites para os equipamentos agrícolas em campo, realizando a correção do posicionamento em nível centimétrico. Dessa forma, as máquinas podem passar sempre nos mesmos rastros na lavoura.

Para se ter uma ideia do que isso significa, considerando as perdas por sobreposição e amassamento na operação de pulverização na cultura de soja, em mil hectares, com correção de sinal via satélite, há uma economia em torno de 40%, o que evita perdas de aproximadamente de R$ 166 mil por safra.

“A sustentação que o agronegócio tem oferecido para a economia do país se deve, em grande parte, às facilidades promovidas pela aplicação da tecnologia, no que tem sido chamado de agricultura digital e agricultura de precisão. São máquinas e equipamentos cada vez mais eficientes, tornando possível o aprimoramento das tarefas produtivas agrícolas. Com correções de sinais com níveis de precisão de até 2,5 cm, durante 95% do tempo, o agricultor alcança ganhos transformadores em seu negócio em diferentes operações, como plantio, adubação e pulverização”, explica Fabio Torres, gerente de negócios da Jacto Next, área de serviços digitais da Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, que ajuda os agricultores em diversas frentes.

Fabio Pernassi Torres (3)
Fabio Torres, gerente de negócios da Jacto Next


Menos por mais

De acordo com o gerente de negócios da Jacto Next, atualmente existem algumas maneiras de fazer essa correção de sinal GPS: com a utilização de uma estação base RTK, uma opção mais antiga e que depende de investimento em uma estrutura local de estação base composta por receptor GPS, rádio transmissor e antenas de rádio frequência, e a correção via satélite, que utiliza uma rede global de estações terrestres que fornecem correção de sinal GPS em todas as regiões agrícolas.

A correção de sinal GPS por satélite tem menor interferência devido a cintilação, que são efeitos atmosféricos cíclicos que historicamente chegam a paralisar uma operação agrícola, pois geram ruídos nos sistemas de navegação por satélite. Essa solução pode ser implantada em máquinas Jacto ou multimarcas com antena GPS OTMIS. 

“Para quem já conta com um equipamento Jacto, a correção de sinais pode contribuir ainda mais com a rentabilidade do negócio. Isso porque a tecnologia proporciona repetibilidade nas operações agrícolas e, com isso, reduz as sobreposições e o amassamento da cultura. Além disso, não é preciso fazer nenhuma instalação e a contratação é feita por meio de assinatura”, ressalta Fabio Torres.

Entre outros benefícios na prática da correção de sinais estão precisão no paralelismo das passadas de pulverizadores e perfeição no plantio, diminuindo falhas nas operações, além da aplicação mais precisa de insumos, que se traduz em economia para o bolso do produtor.

“O agricultor precisa de soluções simplificadas ao usar novas tecnologias. Desse jeito, fica mais fácil elevar o desempenho, a qualidade e a sustentabilidade do negócio. É justamente esse o objetivo da Jacto Next com constantes estudos e pesquisas”, finaliza o gerente de negócios. 

Receba informações completas sobre o serviço de correções de sinais por GPS da Jacto Next e teste grátis por 30 dias!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jacto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário