O Potencial do Agronegócio Brasileiro: Desafios e Soluções no Mercado de Crédito Agrícola

Publicado em 27/10/2023 10:21

Segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Plano Safra 2023/2024 está prestes a marcar um novo capítulo na história do agronegócio brasileiro, com estimativas recordes na produção de carne e grãos.

No setor de carnes, prevê-se a produção de 30,85 milhões de toneladas - valor que superaria o ciclo atual, já recordista, em 2,7% - enquanto, no setor de grãos, estima-se que a produção das principais commodities agrícolas brasileiras (soja, milho, arroz, feijão e algodão) chegue a 319,5 milhões de toneladas, apenas 1% a menos no comparativo com 2023, que também é recordista em produção. Estes valores colocam o Brasil como um gigante agrícola global, com influência direta no crescimento da economia do país e no fornecimento de alimentos para a população mundial. 

Com base nesse crescimento, também é esperado um aumento na requisição de créditos agrícolas, um componente essencial para o desempenho significativo deste mercado. No entanto, investimentos são sempre considerados um risco. E assegurar que essas operações sejam seguras e estejam em compliance com a legislação brasileira implica em uma análise minuciosa sobre cada requerente - uma investigação que tende a ser extremamente burocrática e operacional.

Felizmente, com o advento da tecnologia, já é possível contar com soluções tecnológicas que otimizam essas operações, possibilitando que as tomadas de decisões sejam mais seguras e assertivas. Um exemplo é a Docket, uma das maiores legaltechs do Brasil, cujo objetivo é simplificar os processos burocráticos que dependem de documentação regulatória através de soluções rápidas e precisas. Por meio dela, é possível acessar mais de 495 mil tipos de matrículas, certidões e diversos outros documentos distribuídos em mais de 35 mil órgãos públicos de todo o Brasil. Tudo em uma plataforma 100% digital.

"A missão da Docket é simplificar a burocracia e acelerar processos. Nossa solução de gestão documental vem para desbloquear o potencial do mercado de crédito agrícola, tornando-o mais acessível, rápido e seguro”, defende Pedro Roso, CEO da Docket. Além disso, a solução faz análises rápidas e identifica gravames em menos de um minuto, ocasionando na redução de até 80% do lead time de uma equipe operacional, cujos riscos são altos devido a má interpretação humana. “Nossa solução é tão aderente que, inclusive, já ajudou a destravar mais de R$50 bilhões em crédito agrícolas e imobiliários, proporcionando um impulso significativo para o setor e a economia como um todo”, conclui Pedro.

Diante deste cenário, é possível perceber que a combinação de inovação tecnológica e a missão da Docket desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, produtividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro, já que a legaltech torna o mercado de crédito agrícola mais robusto e eficiente, contribuindo para o crescimento contínuo do setor e da economia como um todo. Para entender mais sobre como a Docket pode te auxiliar em suas operações de crédito, acesse aqui

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Docket

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário