Curso técnico gratuito no interior de São Paulo prepara profissionais para o setor agropecuário em dois semestres letivos

Publicado em 09/11/2023 11:24
Formação técnica oferecida pela ETASA proporciona ao aluno a vivência nas diversas áreas do setor agropecuário

Com o objetivo de formar pessoas interessadas em atuar no setor agropecuário, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), localizada em Santa Rita do Passa Quatro, no interior paulista, tem inscrições abertas para o processo seletivo de seu curso técnico em agropecuária, totalmente gratuito. Com início em fevereiro de 2024 e duração de dois semestres letivos, a formação é destinada a candidatos que já concluíram o Ensino Médio e ainda não possuem curso superior completo.

A formação intensiva e abrangente é um dos principais diferenciais da Escola, pois proporciona ao aluno a vivência nas diversas áreas do setor agropecuário, como agricultura, avicultura, bovinocultura, fruticultura, olericultura e suinocultura. Além disso, sua matriz curricular foi desenvolvida para preparar o estudante para atuar em atividades de gestão, planejamento, projetos, produção animal, vegetal e agroindustrial, logo após a sua formação técnica. O curso também pode ser uma oportunidade para que o candidato confirme a sua aptidão e o auxilie na escolha de um dos cursos superiores no setor agropecuário, como Agronomia, Engenharia Agrícola, Florestal ou Ambiental, Medicina Veterinária, Zootecnica, dentre outros.

Aulas práticas garantem melhor preparação para o mercado de trabalho

O curso técnico oferecido pela ETASA tem como objetivo principal proporcionar uma formação aplicada, com vistas a preparar o indivíduo para atuar no mercado de trabalho de forma rápida. Assim, além de uma matriz curricular intensiva, a Escola oferece uma infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem, laboratórios, e proporciona aulas práticas na Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.

“Como a ETASA está instalada em uma fazenda de produção, nossos alunos têm acesso à rotina de uma agroindústria e são capacitados para lidar com a produção em campo em suas aulas práticas, com uso de maquinário de última geração e equipamentos com tecnologia de ponta, preparando-os para atuação imediata no campo de trabalho, após a conclusão do curso”, afirma Cristina Favaron Tugas, diretora escolar da instituição.

Sem fins lucrativos e comprometida com a transformação social por meio da educação, a ETASA tem como mantenedora a Fundação Salvador Arena, que apoia e executa projetos e programas sociais nas áreas da educação e assistência social há quase 60 anos. Para contribuir para a permanência dos estudantes matriculados na ETASA em sala de aula até o final do curso e garantir a sua conclusão, a Fundação disponibiliza um programa de apoio social para alunos em situação de vulnerabilidade social, com três opções. A Bolsa Permanência destina-se a apoiar as despesas com moradia, transporte e alimentação para alunos que moram distantes de Santa Rita do Passa Quatro. Já a Bolsa Transporte tem como objetivo garantir a frequência dos alunos, prevenindo a evasão ou perda das aulas causada por limitações na mobilidade até a Escola Técnica. E a Bolsa Alimentação contribui com as necessidades nutricionais do aluno e sua família.

Assim como em todos os demais cursos oferecidos pela Fundação, são oferecidos aos estudantes alimentação (no período das aulas), primeiro uniforme e material didático.

Estudantes e egressos do curso técnico em agropecuária da ETASA ainda contam com o Núcleo de Apoio à Carreiras (NAC), departamento que promove oficinas para confecção e revisão de currículo, busca de vagas disponíveis, auxilia no desenvolvimento de trilha de carreiras, ações de incentivo ao empreendedorismo, entre outras atividades para inserir o aluno no mercado. Além disso, assim como em todos os demais cursos das unidades educacionais da Fundação, são oferecidos alimentação no período das aulas, primeiro uniforme e material didático escolar.

Além disso, o NAC também atua intensamente em atividades extracurriculares, como o Encontro Tecnológico, que reúne estudantes, professores, agricultores, pesquisadores e profissionais da área em um ambiente de colaboração e aprendizado, para debater os desafios enfrentados pelo setor agropecuário, as soluções inovadoras que a tecnologia pode oferecer e o papel fundamental na implementação das inovações tecnológicas no campo, tornando a agricultura mais eficaz e sustentável, por parte dos técnicos em agropecuária. As palestras e painéis de discussão também abordam temas atuais, como por exemplo a agricultura de precisão, uso de drones, automação agrícola, biotecnologia e manejo sustentável. E o Conexão com o Mercado, que visa disseminar as tendências do mercado de trabalho, por meio de debates que abordam as principais tendências do setor e conta com a participação de empresas parceiras, que colaboram para a atualização e reflexão sobre temas voltados à realidade dos alunos e convidados, colaborando, assim, com a reflexão na área de atuação profissional dos alunos.

Os processos seletivos para a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena ocorrem duas vezes ao ano e as inscrições podem ser feitas de forma online e gratuita, diretamente no site da instituição. O curso é oferecido na modalidade presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h10 e, excepcionalmente, aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme calendário escolar.

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência social, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 61,2 milhões em 2022, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios. Apoia projetos sociais de OSCs em todo o Brasil por meio de recursos financeiros e assessoria técnica e disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz. Em 2022 foram aplicados R$ 17,4 milhões em 110 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 42.714 pessoas e indiretamente, 139.898 pessoas. Mais informações no site da Fundação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário