Cultivando a Integridade: Como um Canal de Denúncias Fortalece o Agronegócio

Publicado em 11/04/2024 11:57 e atualizado em 19/04/2024 15:20
Descubra como os canais de denúncias transformam o agronegócio brasileiro, promovendo integridade e transparência que impulsionam a confiança e o sucesso sustentável do setor

Imagem1

A Contato Seguro é uma empresa pioneira e líder do setor de Compliance no Brasil, utilizando tecnologia de ponta e as melhores ferramentas de gestão para levar os melhores resultados para seus clientes.

Desde 2008, oferecemos uma plataforma completa de Canal de Denúncias, com suporte, treinamentos e psicólogos ouvidores especialistas. Nosso Canal está hoje em mais de 2000 empresas, em 37 países diferentes, atendendo em 12 idiomas. Assim, ajudamos empresas em todo o mundo a potencializar resultados, fortalecer sua reputação e ter longevidade no mercado.

Saúde animal, qualidade e segurança dos alimentos e impactos ambientais são temas fundamentais e que cada vez chamam mais a atenção por sua importância e impacto na saúde humana. O agronegócio atende a uma necessidade universal, compreende riscos para a vida humana e, por isso, deve ser guiado pelos princípios da ética e da integridade, buscando garantir as melhores práticas e os melhores produtos.

O Canal de Denúncias é uma ferramenta de integridade que permite a identificação, o combate e a prevenção de irregularidades numa empresa, contribuindo grandemente para a integridade e a melhoria de todos os processos na organização. Entenda por que a Contato Seguro  tem se tornado uma tendência no mercado e pode ser um grande aliado no fortalecimento do agronegócio.

O Papel da Integridade no Agronegócio

Fraudes no agronegócio é um problema antigo e têm sido um foco constante de preocupação em todo o mundo.

No Brasil, as fraudes são um ponto crítico, destacando-se as fraudes fiscais descobertas pela Operação Dagon: somaram mais de 550 milhões de reais sonegados. Mais recentemente, o Ministério da Agricultura mandou recolher e proibir a comercialização de 10 marcas de azeite no mercado brasileiro.

Adulteração de produtos para forjar qualidade, contaminação por más condições de higiene, desmatamento e maus tratos de animais são irregularidades que podem ocorrer em qualquer empresa do agronegócio. Fortalecer e manter a integridade em todos os processos de produção alimentícia e do agro é fundamental para garantir que os produtos tenham uma qualidade elevada, sejam produzidos livres de crueldade e de corrupção, preservando a saúde dos consumidores e evitando multas, sanções e até o fechamento de empresas e fábricas.

O Canal de Denúncias é a plataforma mais eficaz para se combaterem irregularidades, desvios e más condutas em qualquer organização, tornando-se, então, um forte aliado para as empresas do setor da agricultura e pecuária.

Canais de Denúncia - O que são e como funcionam

Os Canais de Denúncia são plataformas para recebimento de relatos de irregularidades, desvios e más condutas nas organizações. Colaboradores, parceiros e fornecedores, que geralmente descobrem primeiro tais irregularidades, podem relatá-las pelo Canal, possibilitando realizar o processo de apuração e responsabilização das más condutas sem delongas. Vale registrar que, na maior parte das vezes, essas irregularidades não são de conhecimento da Alta Direção da empresa e, sem o Canal de Denúncias, elas provavelmente iriam continuar acontecendo.

Na prática, a ferramenta recebe e organiza as denúncias, depois, as envia para um profissional ou um comitê designado da própria organização para o início das investigações. Ao tornar mais veloz a detecção das irregularidades, elas podem ser corrigidas com mais eficiência, evitando prejuízos, multas, sanções, e perdas de produtividade e reputação.

Para o agronegócio, o Canal de Denúncias é uma ferramenta fundamental para a resolução imediata de problemas que podem vir a afetar toda a cadeia de suprimentos no agronegócio. Benefícios da implementação do Canal incluem melhoria do clima organizacional, aumento da produtividade, redução de custos e, portanto, aumento dos lucros, e fortalecimento da imagem e reputação da empresa.

O agronegócio é parte integrante da vida de milhares de pessoas — consumidores e colaboradores — e uma atividade essencial, em constante crescimento no Brasil. O Canal de Denúncias é o instrumento mais eficiente para se evitar irregularidades e construir uma cultura íntegra para o setor.

A Contato Seguro oferece uma plataforma completa com Canal de Denúncias, treinamentos e suporte para a implementação. Acesse o nosso site e conheça nossa solução.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Contato Seguro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário