Laranja: Fungicida proibido nos EUA é necessário nos pomares brasileiros

Publicado em 16/01/2012 09:59
Apesar de proibido nos Estados Unidos, o fungicida carbendazim continuará sendo necessário nos pomares brasileiros de laranja, segundo um pesquisador e produtor disse à agência Reuters na última quinta-feira.

De acordo com Geraldo José da Silva, pesquisador de doenças fúngicas da Fundecitrus, o químico é essencial para o combate da doença que atinge a laranja brasileira, conhecida como doença da pinta preta. Segundo Silva, poucos produtos são tão eficazes quanto o carbendazim.

Enquanto o assunto não é resolvido e os advogados da indústria brasileira de suco de laranja estão em negociações com autoridades norte-americanas, os embarques do produto para os EUA estão em suspenso.

Caso as importações aos Estados Unidos não sejam retomadas, o Brasil não perde seu principal mercado. Hoje, a União Europeia é o mais importante mercado do suco de laranja brasileiro.

Porém, os testes estão sendo feitos em um momento em que os brasileiros ampliaram suas vendas aos americanos. No último semestre, a participação dos norte-americanos nas vendas do Brasil subiu para 20%.

Com informações da Reuters.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário