Criação do Consecitrus é ameaçada novamente com veto da Faesp a João Sampaio

Publicado em 18/04/2012 15:02
A criação do Consecitrus, um conselho entre  citricultores e a indústria de suco de laranja que visa estabelecer políticas e diretrizes para a cadeia produtiva, está mais uma vez ameaçada e novamente a assinatura de seu estatuto de criação foi adiada. 

Em negociação há dois anos, o novo entrave que impede a consolidação é o veto da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) á indicação de João Sampaio, ex-secretário Agricultura de São Paulo, para dirigir o conselho. 

A não aprovação se deu por conta de Sampaio já ter sido ligado à SRB (Sociedade Rural Brasileira), uma vez que a instituição e também a Associação Brasileira de Citricultores deixaram o Consecitrus. 

O presidente da Faesp, Fábio Meirelles, e Sampaio reuniram-se ainda com  José Luiz Cutrale, presidente da Sucocítrico Cutrale, e Cláudio Ermírio de Mores, acionista e principal executivo da Citrovita/Citrosuco, entre outros empresários. 

Depois de apresentadas as justificativas de Meirelles, Moraes afirmou que, sem a direção de Sampaio, também não assinaria o estatuto. Depois disso, os representantes da Cutrale e da Citrovita tentaram convencer o presidente da Faesp a voltar atrás em sua decisão. 

Porém isso só aconteceu um bom tempo depois e Meirelles informou Cutrale sobre sua decisão. Entrentanto, após ser vetado, Sampaio afirmou "não haver mais clima" para continuar na equipe e dirigir o conselho, e que só faria  isso se se também voltassem a SRB, a Associtrus e ainda se Coopercitrus também fizesse parte do conselho.

Diantes desses impasses, as negociações continuam nesta quarta-feira como tentativa de acabar com a crise no Consecitrus. Assim que for assinado, o estatuto será encaminhado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para ser avaliado. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário