Citricultura: Produtores aguardam por medidas para o setor, que devem ser anunciadas em uma semana

Publicado em 02/08/2013 16:04

O produtor rural Antonio Magalhães disse que é possível esperar uma semana por respostas para o setor da citricultura, mas espera que elas sejam rápidas e animadoras para o produtor. "É difícil acreditar que o governo irá conseguir mudar alguma coisa, mas a gente tem que torcer", declarou Magalhães.

Ontem (1) à tarde, representantes da Câmara Setorial da Citricultura se reuniram com o Ministro da Agricultura, Antonio Andrade, para revindicar algumas medidas que podem ajudar a salvar o setor. Na reunião, o Ministro prometeu que irá trazer respostas dentro de uma semana, o que irá nortear os produtores quanto aos próximos passos da cultura.

No mesmo dia, portanto, a Conab divulgou que os produtores irão começar a receber os pagamentos da subvenção concedida no ano passado. Estes pagamentos haviam sido suspensos após denúncias de fraude em leilão realizado no início do ano. Esta decisão é animadora para os citricultores, que ainda contam com R$57 milhões de reais para receber em prêmios.

Segundo o presidente da Câmara Setorial da Citricultura e também presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga, Marco Antonio dos Santos, o Ministro da Agricultura, Antonio Andrade, foi bastante receptivo aos pedidos apresentados pelos citricultores na tarde de ontem (1). Ele conta que o ministro garantiu que há chances da inclusão do fruto no Programa de Garantia de Preço Mínimo (PGPM).

Magalhães lembra que a desoneração do suco de laranja 100%, que foi vetada pelo Governo Federal, poderia ter ajudado a resolver a situação da citricultura neste ano. Ele acredita que a situação não pode mais ser revertida agora, mas que acredita em uma "luz no fim do túnel" para o próximo ano, quando os produtores devem fazer o pagamento de seus financiamentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário