Suco de Laranja: Redução de safra na Flórida não será suficiente para esvaziar estoques brasileiros

Publicado em 06/08/2013 09:35

A safra 2012/13 de laranja da Flórida gerou uma produção de 133,4 milhões de caixas de 40,8kg, segundo o último relatório do USDA, o que significa uma redução de 9,1% em relação à temporada anterior. A menor oferta de matéria prima poderia reduzir a produção de suco de laranja nos EUA e consequentemente, beneficiar as exportações brasileiras. Mas, segundo Ibiapaba Neto, diretor-executivo da Citrus BR, este provável aumento nas vendas para os EUA não será suficiente para esvaziar os estoques de suco de laranja do Brasil em curto prazo.

Os Estados Unidos representam, hoje, 13% das exportações brasileiras. De acordo com Neto, neste ano serão exportados 20% a mais para o mercado americano em relação a 2012, quando a exportação foi parada por oito meses. Isso significa um retorno aos mesmos patamares alcançados em 2011, o que o diretor considera uma boa notícia. Mas, de acordo com ele, é preciso ainda um aumento global do consumo do suco de laranja para que o esvaziamento dos estoques seja expressivo.

A citricultura na Flórida vem sendo afetada por geadas e temporadas de furacões, além da disseminação do greening, que é uma doença bacteriana de difícil controle. Com estes fatores, o espaço produtivo do estado fica cada vez mais limitado.Se a safra da Flórida continuar sofrendo reduções nos próximos anos, o Brasil pode ter, a longo prazo, uma expectativa melhor.  Andres Padilla, analista do Rabobank radicado em São Paulo, previu que a produção do estado americano deve se acomodar em torno das 100 milhões de caixas nos próximos anos, um número favorável para as exportações brasileiras.

Mas essa mudança de cenário pode acontecer tarde demais para os citricultores brasileiros. Devido aos grandes estoques que desestimulam as indústrias a fazer novas compras, o que culmina em preços muito baixos ao produtor, em torno de R$ 6,00/cx. 40,8kg , a produção de laranja no Brasil deve sofrer uma redução para a safra 2013/14. A previsão de produção de laranja estimada pela Citrus BR é de 270 milhões de caixas, contra 380 milhões de caixas em 2012/13.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário