Citros: Safra 2019/20 se aproxima do fim; colheita da pera já soma 97%

Publicado em 12/02/2020 09:05

A colheita das laranjas da safra 2019/20 já está se encerrando no cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro). De acordo com o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), a variedade pera rio já soma 97% do volume colhido, enquanto as tardias (valência e folha murcha), 95%. Já a natal aproxima-se de 93%.

Na soma de todas as variedades, as atividades da safra estavam em 96% até o último dia de janeiro/20. Sendo assim, com a oferta mais restrita, em conjunto com a demanda aquecida, os preços devem continuar em bons patamares no mercado de mesa, ao menos até o começo da colheita das precoces de 2020/21, previsto para meados de março.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (11), compõem a terceira reestimativa da PES (Pesquisa de Estimativa de Safra), referente à atual temporada (2019/20). Conforme o relatório, a produção deve totalizar 384,87 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja – volume 0,11% inferior à estimativa anterior, de dezembro/19, e 1,03% inferior à primeira estimativa da safra, divulgada em maio de 2019.

Segundo o relatório, a redução do volume de chuvas (contabilizado até o final de janeiro) comprometeu o crescimento das laranjas (principalmente das variedades hamlin, westin, rubi, folha murcha e natal), as quais apresentaram calibres menores que o projetado anteriormente. De maneira geral, os frutos atingiram tamanhos diferentes entre as regiões produtoras do cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro), devido à irregularidade das chuvas entre elas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário