Citros: Exportações de suco de laranja sobem 23% em março

Publicado em 15/04/2020 08:28

A disseminação do novo coronavírus (covid-19) tem elevado a preocupação da população quanto aos cuidados com a saúde. Neste sentido, a demanda por produtos com forte apelo ao fortalecimento da imunidade, como as frutas cítricas (devido à presença da vitamina C), se eleva. No mercado doméstico, agentes já comentam sobre a maior procura por laranja e lima ácida tahiti in natura, enquanto no exterior, as gôndolas de suco de laranja já refletem o interesse do consumidor pelo produto.

Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram que os envios brasileiros de suco de laranja em equivalente concentrado seguem crescentes na parcial de 2019/20. Em março, especificamente, os envios a todos os destinos aumentaram em 11% frente ao mesmo mês do ano passado e em 23% frente a fevereiro/20. Ainda que haja ressalvas quanto ao volume embarcado (visto que parte deste aumento pode se tratar da transferência de estoques do Brasil para armazéns no exterior), agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea comentam que há maior procura externa pelo produto – que, além de saudável, também tem vida útil superior à das frutas in natura, o que torna sua compra mais conveniente na atual situação de isolamento social.

Considerando-se os efeitos da pandemia nos embarques da commodity brasileira, a perspectiva é de que cresçam (ou pelo menos mantenham o ritmo das temporadas anteriores) nos próximos meses, permitidos pelo alto processamento na atual safra (2019/20) e pelo aumento da demanda por parte dos principais compradores – embora ainda não seja possível prever por quanto tempo a procura deve permanecer em elevação.

Neste cenário, a maior safra do cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo Mineiro em 2019/20 (atualizada pelo Fundecitrus na semana passada, em 386,79 milhões de caixas), que deve repor os estoques das processadoras em junho/20, permitirá que o País seja capaz de atender à maior demanda externa nos próximos meses, apesar do período de entressafra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário