Fundecitrus inicia envio de alertas diários de risco de podridão floral

Publicado em 03/07/2020 14:12 97 exibições

O Fundecitrusiniciou nesta semana o envio de alertas diários de risco de ocorrência da podridão floral via WhatsApp. A doença, também chamada de “estrelinha”, é causada por fungos que afetam as flores de citros e pode causar grandes perdas de produção.

Serão encaminhados dois arquivos com alertas: um com os riscos para as estações meteorológicas instaladas em propriedades nas regiões Sul e Sudoeste e outro para estações instaladas no Centro, Norte e Noroeste. Além dos alertas, será enviada também a previsão de chuvas para os próximos quatro dias, obtida de diferentes sites, para municípios das cinco regiões do parque citrícola.

Nesse momento, os pomares de citros começam a florescer e ficam suscetíveis à ocorrência da podridão floral. As epidemias da doença geralmente ocorrem quando há períodos prolongados de molhamento, portanto é fundamental proteger os pomares com flores antes da ocorrência das chuvas ou, no máximo, um dia após a emissão dos alertas de risco.

Sistema de Previsão da Podridão Floral

A partir de dados de clima registrados por estações meteorológicas instaladas em propriedades citrícolas, o Sistema de Previsão da Podridão Floral estima os riscos de ocorrência da doença e a necessidade de proteção das flores. Gratuito, o sistema foi criado pelo Fundecitrus em parceria com a Esalq/USP e a Universidade da Flórida. Para saber mais, acesse previsaopfc.fundecitrus.com.br ou ligue 0800 112 155.

Tags:
Fonte:
Fundecitrus

0 comentário