Óleo essencial de ponkan agrega inovação e renda para agricultores no Vale do Ribeira, no Paraná

Publicado em 06/08/2020 14:52
Parceria estimulada pelo Sebrae/PR fortalece cadeia produtiva da fruticultura em Cerro Azul

A cooperativa Copavale e a empresa de cosméticos Cativa Natureza firmaram parceria para a produção de um óleo essencial feito a partir da casca da ponkan. A fruta é símbolo de Cerro Azul, localizada na região do Vale do Ribeira, no Paraná, e é motor da economia do município. A parceria consiste na produção e venda dos frutos do raleio das árvores, gerando renda para os cooperados e matéria-prima para a indústria de cosméticos.

De acordo com dados do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), o município possui em torno de 3.100 hectares plantados da fruta, com um volume anual de 50 mil toneladas que representam 50% do cultivo da fruta no Estado e 7% da produção nacional. A colheita é utilizada na comercialização in natura ou na produção de sucos por agricultores do Vale do Ribeira.

“Sabíamos que Cerro Azul possui esse projeto do suco em que a fruta era utilizada. Já usamos a tangerina vermelha e queríamos ter no nosso portfólio a tangerina verde também. Foi então que pensamos em reaproveitar o raleio na produção do óleo essencial da ponkan para a produção do óleo essencial”, comenta Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza.

Para Debora Aparecida Nascimento, presidente da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale), que integra 53 famílias de produtores, a transformação da casca em óleo essencial agrega valor à cadeia produtiva, gerando mais renda aos produtores e sustentabilidade. 

“A união entre a Copavale e a Cativa possibilitou um avanço na busca por agregação de valor e tecnologia na cadeia produtiva que envolve a fruta. Para os agricultores, essa parceria representa uma nova fonte de renda em período fora de safra, tanto pela venda do raleio quanto pela participação no lucro obtido com a venda do produto final”, comenta.

Os frutos utilizados na produção do óleo são obtidos no raleio, etapa em que é feita uma classificação e retirada do excesso de frutas produzidas numa planta. Antes da parceria com a indústria, a técnica não era comum no cultivo.

“O trabalho também promoveu práticas que possibilitaram a melhoria da qualidade da fruta para comercialização in natura, bem como o manejo da produção devido aos ganhos agronômicos e, ao mesmo tempo, gerou renda por meio da venda dos frutos retirados no raleio”, explica a presidente da Copavale.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Ivan Silva Evangelista, a iniciativa de unir a produção da empresa de cosméticos orgânicos e veganos com o trabalho dos produtores do Vale do Ribeira visa a potencialização da cadeia da fruticultura, que torna o processo sustentável para ambas.

“A aproximação entre o setor privado e a cooperativa oferece condições dos produtores de agregar valor à cadeia produtiva, possibilitando o incremento da inovação e tecnologia no sistema. Isso reflete na melhoria da qualidade de vida e exercita a prática do comércio justo e da cooperação”, comenta Evangelista.

Tangerina, mexerica ou ponkan. A fruta é conhecida por diferentes nomes, mas possui aroma inconfundível e diversas propriedades. O óleo essencial possui vitamina C, que é antioxidante, vitamina A, responsável por regenerar pele e cabelo, vitamina B1, que ajuda na função cerebral, atenção e pensamento e ainda a vitamina B6, que previne distúrbios nervosos.

O óleo essencial de Tangerina Verde já está sendo comercializado nas lojas ou no site  da empresa. O produto está à venda a R$ 35,90 em vidro de 10ml. De acordo com a Cativa, a instrução para utilização é na aromaterapia e também para massagens através de óleo carreador, utilizado para diluir o óleo essencial para que então ele possa ser utilizado na pele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sebrae PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário