Fundecitrus e parceiros lançam “Guia de reconhecimento de citros em campo” para auxiliar citricultores em novos plantios

Publicado em 22/06/2021 16:49 69 exibições

Foi lançado hoje (22/06) o novo Guia de reconhecimento de citros em campo, publicação que traz informações detalhadas e ilustradas sobre as principais variedades de citros, copas e porta-enxertos cultivadas no cinturão de SP e MG. O objetivo é auxiliar os citricultores sobre as melhores escolhas para a renovação ou ampliação dos pomares. O livro foi elaborado por pesquisadores do Fundecitrus, Embrapa, Fundação Coopercitrus-Credicitrus e Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC, e está disponível gratuitamente para download no site do Fundecitrus.

Os citros são as fruteiras mais importantes no Brasil, estando presentes em diversas regiões – as laranjas ocupam quase 90% da área cultivada do cinturão citrícola, segundo o inventário de 2021 da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, seguidas de limas/limões e de tangerinas. Os citros contribuem com a geração e distribuição de riqueza no país, movimentando macro e microeconomias, gerando empregos, renda e preservação ambiental.

Informações que auxiliam os produtores, técnicos e interessados em citros a tomarem decisões adequadas ao planejar os novos plantios e a conduzir seus negócios estão presentes no guia, de forma didática.

Além de descrever as principais características das árvores, folhas e frutos de 24 variedades comerciais de copas, o Guia de reconhecimento de citros em campo também traz informações como regiões de plantio, época de colheita e usos, reunindo conhecimentos de campo e resultados de pesquisas que atualizam o produtor sobre o que há de mais recente no assunto.

Um dos temas de maior interesse dos produtores é a escolha da melhor variedade de copa e de porta-enxerto a ser plantado na propriedade, explica o pesquisador da Embrapa Eduardo Girardi, um dos autores do guia. “O portaenxerto, que é a parte do sistema radicular, é um elemento fundamental na planta de citros, influenciando em dezenas de atributos da copa, desde o tamanho da planta, produtividade e qualidade de frutos, a respostas a doenças e ao clima”, completa. Por isso, é importante que o produtor entenda como um porta-enxerto se comporta, assim evitando a tomada de decisões que comprometam o pomar ao longo da sua vida – e o guia auxilia nisso, ao descrever 16 variedades comerciais de porta-enxertos quanto a 24 atributos de interesse.

Confira o vídeo de apresentação do Guia de reconhecimento de citros em campo: https://youtu.be/QvTiyrhd2b8.

O guia completo está disponível para download gratuito no site do Fundecitrus: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manual_detalhes/guia-dereconhecimento-dos-citros-em-campo/91

Fonte:
Fundecitrus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário