HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sistema de previsão da podridão floral do Fundecitrus cresce e possibilita alertas mais precisos durante a florada dos citros

Publicado em 10/11/2021 15:37 e atualizado em 10/11/2021 17:50
Com a inclusão de mais de 100 estações meteorológicas do CIIAGRO e da Cocamar, ferramenta cobre uma área maior em São Paulo e passa a abranger o Paraná, auxiliando citricultores na proteção dos pomares contra a doença

O Sistema de previsão da podridão floral do Fundecitrus passou por uma  expansão que amplia o seu alcance, proporcionando alertas mais precisos na  florada dos citros deste ano. A ferramenta agora recebe dados de mais 100  estações meteorológicas do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações  Agrometeorológicas) distribuídas pelo parque citrícola e de 18 estações da  Cocamar - Cooperativa Agroindustrial, parceira do Fundecitrus. 

Desenvolvido em parceria com a Esalq/USP e a Universidade da Flórida, o  sistema vem se expandindo nos últimos anos: quando foi lançado, em 2016,  contava com menos de dez estações. Na florada do ano passado, o sistema  contava com cerca de 80 estações meteorológicas e agora, em 2021, foram  aproximadamente 200 estações enviando informações durante o período de  ocorrência da doença, o que vem contribuindo para um manejo mais eficiente e  sustentável da podridão floral nos dois estados. 

“A expectativa é que em 2022 o sistema continue crescendo e que mais estações  sejam instaladas nas propriedades citrícolas”, conta o pesquisador do  Fundecitrus Geraldo Silva Jr., responsável pela ferramenta. “Esse crescimento  permite que os citricultores contem com dados de chuva, molhamento e  temperatura mais precisos e, consequentemente, sejam mais assertivos na  proteção dos pomares”, afirma.  

Expansão da área de cobertura  

Com a instalação de estações meteorológicas no Paraná, pela Cocamar, o  sistema da podridão floral tornou-se ainda mais abrangente, auxiliando também  os citricultores do Paraná a aprimorarem as estratégias de manejo sustentável  da doença. A parceria entre o Fundecitrus e a Cocamar permitiu que essa  expansão ocorresse durante a florada desse ano e alertas específicos foram  emitidos e enviados aos produtores paranaenses. 

Segundo a Coordenadora Técnica de Culturas Perenes da Cocamar Amanda  Zito, a intenção é que todas as 80 unidades da cooperativa tenham estações  meteorológicas instaladas. “O sistema de alerta foi muito bem recebido pelos  produtores e tem sido amplamente divulgado. A expectativa, agora, é aumentar  a área de cobertura, para que cada vez mais pessoas tenham acesso a essas  informações”, completa.

Redução das aplicações: benefícios econômicos e ambientais  

A podridão floral afeta as flores das plantas de citros e consequentemente o  pegamento de frutos, o que pode levar a grandes perdas de produção. As  epidemias da doença geralmente acontecem quando há longos períodos de  molhamento causados por chuvas consecutivas.  

Dessa forma, o Sistema de previsão da podridão floral emite alertas de risco aos  citricultores durante o florescimento, a partir das informações climáticas  registradas pelas estações meteorológicas, indicando quando e se é necessário  proteger os pomares.  

Uma pesquisa do Fundecitrus mostrou que, com o uso da ferramenta, é possível  reduzir o número de aplicações em até 75%, uma vez que o controle passa a ser  direcionado para os momentos mais críticos, o que leva ao uso de menos  produto, água e combustível

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundecitrus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário