Fundação Solidaridad capacita pequenos citricultores para adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis

Publicado em 28/01/2022 11:18
Treinamentos e assistência técnica gratuitos oferecidos pelo projeto Fruto Resiliente têm como objetivo fortalecer a competitividade e melhorar as práticas de produtores e produtoras de laranja de São Paulo e Minas Gerais

O cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais é o maior produtor de laranja e exportador de suco de laranja do mundo, tendo a Europa como principal destino. Na região, a produção da fruta gera empregos e renda para milhares de famílias. Com o objetivo de apoiar os produtores e produtoras locais para que continuem competitivos – atendendo às demandas de um mercado consumidor internacional cada vez mais consciente, responsável e exigente –, a Fundação Solidaridad promove o projeto Fruto Resiliente: Fortalecendo a produção sustentável de laranja, que oferece capacitação e assistência técnica gratuitas para pequenos citricultores. 

Iniciado no final de 2019, o trabalho junto aos produtores de laranja é feito por meio de ferramentas digitais e treinamentos – alguns deles desenvolvidos em parceria com o Centro de Citricultura do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo –, com foco na otimização do gerenciamento das propriedades, adoção de boas práticas agrícolas e adequação dos processos às leis e normas brasileiras, incluindo as leis trabalhistas. Além disso, são realizadas visitas técnicas de engenheiros agrônomos, com acompanhamento periódico.

“O consumidor do suco de laranja busca não só um produto de qualidade, saudável e nutritivo, mas também que seja produzido com respeito aos trabalhadores e ao meio ambiente. Dessa forma, o projeto busca aumentar a adesão a práticas sustentáveis nos âmbitos social e ambiental dentre os pequenos citricultores para fortalecê-los nesses aspectos”, diz o coordenador do Fruto Resiliente, Guilherme Ortega, que destaca que a assistência técnica oferecida pelo projeto é baseada na legislação brasileira e em padrões internacionais de sustentabilidade. 

Apoio a pequenos produtores de laranja

Para muitos produtores pequenos, a agricultura é uma herança de família. É o caso do citricultor Mario da Silva, de Leme (SP), filho de agricultores e que há mais de 60 anos se dedica à atividade – metade deles cultivando laranja, principalmente para a produção de suco. Diante da redução do número de pequenas e pequenos produtores no setor nas últimas décadas, ele acredita que muitos estão “desamparados” e sem assistência para acompanhar as novas demandas do mercado, e que o apoio do Fruto Resiliente tem ajudado. Mario foi um dos primeiros citricultores a ingressar no projeto. 

“Recebo acompanhamento frequente e estou aprendendo muito, por exemplo como realizar o armazenamento e descarte corretos de defensivos. Vejo o projeto como um espaço para reunir e fortalecer os pequenos produtores e só tenho a agradecer pelo trabalho”, comenta.

Também filho de produtores rurais e cultivando laranja há 35 anos, o citricultor Sebastião Seregatti, de Aguaí (SP), considera que as principais dificuldades enfrentadas hoje pelos pequenos são a permanência na citricultura e a atualização, que precisa ser constante. 

“Em meio a tantos desafios diários, climáticos e econômicos, muitas vezes é difícil ter acesso a informações para ter competitividade e não ‘ficar pra trás’, e a assistência técnica e as palestras oferecidas pelo Fruto Resiliente têm sido muito importantes”, conta. 

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página da FundaçãoSolidaridad ou o blog do Fruto Resiliente hospedado no portal Citros Conecta, onde estão disponíveis para todos os citricultores – independentemente da participação no projeto – materiais técnicos, vídeos e podcasts. Para que produtores e produtoras de laranja interessados possam solicitar a visita gratuita de um engenheiro agrônomo, basta entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (16) 99767-0161

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundação Solidaridad

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário