Aumenta o número de infecções por greening no Brasil

Publicado em 06/04/2022 14:34

Segundo levantamento realizado pelo Fundecitrus dobre o greening, houve aumento da incidência da doença em plantas de 6 a 10 anos e acima de 10 anos pelo quinto ano consecutivo. Isso mostra que a prática de manter as plantas doentes no pomar está aumentando entre as plantas mais velhas e produtivas. O levantamento também indicou que os pomares jovens são cada vez mais afetados, com um aumento de 50% nas plantas com até cinco anos de idade, acumulando uma incidência do greening de 10,21%.

Plantas doentes são consideradas fontes de contaminação permanente quando mantidas no pomar. Essas árvores também requerem um controle químico mais rigoroso para que o psilídeo espalhador do greening não se desenvolva nelas e adquira as bactérias causadoras de doenças.

Juliano Ayres, gerente geral do Fundecitrus, disse: “Quando não se elimina as plantas doentes, há uma falsa impressão de ganho no curto prazo, mas a prática pode levar à impossibilidade de renovação dos pomares no médio prazo”.

O Fundecitrus recomenda que os produtores intensifiquem as ações de gestão internas e externas. Dentro das propriedades, os produtores devem adotar maior rigor no controle do psilídeo espalhador do greening e na eliminação de plantas doentes. No entorno das fazendas, recomenda-se maior rigor na substituição de plantas cítricas e murta nos quintais, além do controle de psilídeos ou eliminação de pomares mal manejados ou abandonados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CitrusBR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário