HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Fundecitrus estima alta de 20,53% na safra 2022/23 de laranja

Publicado em 26/05/2022 11:53 e atualizado em 26/05/2022 13:34
Mesmo com a alta, Fundecitrus destacou que irregularidades climáticas impediram recuperação mais expressivas após dois anos de baixa produção

Logotipo Notícias Agrícolas

A safra 2022/23 de laranja está estimada em 316,95 milhões de caixas, de acordo com a primeiro relatório divulgado pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) na manhã desta quinta-feira (26). Se confirmado, o número representa uma alta de 20,53% em relação à safra anterior e um avanço de 1,11% na média das últimas dez safras. 

A safra de laranja é estimada então com recuperação para este ano, após dois ciclos de produção com impacto severo do clima nas principais áreas de produção do Brasil. O produtor de laranja sentiu o efeito da seca prolongada e no ano passado algumas áreas também foram afetadas por geada.

É importante lembrar que em 2021 a safra de laranja do Brasil foi de 263 milhões de caixas, com alta de taxa de queda de frutos, a mais elevada dos últimos anos chegando a 22% e com frutos com calibre abaixo do ideal, de acordo com números da Fundecitrus. 

Depois do período de seca, as chuvas no mês de outubro ajudaram na recomposição hídrica do solo nas áreas de laranjak, apesar do volume ainda ficar abaixo da média histórica. As chuvas mais significativas começaram a ser observados em outubro do ano passado e com distribuição favorável para o desenvolvimento da nova safra. Até o momento o Fundecitrus também não registrou nenhum veranico e as temperaturas ficaram dentro do ideal em toda área de produção. 

O Fundecitrus destacou ainda que a safra 2022/23 apresenta até aumento na carga de frutos, que consequentemente também são maiores graças às chuvas relatas e a queda de fruto pós-florescimento foi relativamente pequena. "Esse número de 316 está dentro da média histórica, mas nós viemos de duas safras pequenas, era de se esperar uma safra até maior, mas como nós viemos de situações que as laranjeiras sofreram muito, a reserva das plantas estavam aquém da normalidade e por isso nós não tivemos uma superprodução de frutos.", destacou o Fundacitrus. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário