IAC dá início aos principais eventos da citricultura da América Latina

Publicado em 07/06/2022 15:08

O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, deu início a 43ª Semana da Citricultura, a 47ª Expocitros e ao 53º Dia do Citricultor, no dia de ontem, 6 de junho. Os eventos são os maiores da citricultura na América Latina em conhecimento, inovação e marketing.

Participaram da abertura o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Luiz dos Santos Tutui, o coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Luís Fernando Bianco, o diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, o diretor do Centro de Citricultura do IAC, Dirceu de Mattos Júnior, e o prefeito de Cordeirópolis, José Adnan Ortolan.

Durante a abertura do evento o diretor do Centro de Citricultura do IAC, Dirceu de Mattos Júnior, agradeceu a presença de todos e abordou sobre a importância da inovação, relacionamento e pesquisa. “A citricultura tem uma característica marcante que é a sua capacidade de inovação. Ela absorve informações e, assim, se mantém tão ativa”, disse.

O subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, anunciou novos investimentos da Secretaria de Agricultura para infraestrutura e reforma do auditório do Centro de Citricultura do IAC. “O Estado de São Paulo investiu R$ 50 milhões em pesquisa durante 2022. Isso demonstra o compromisso que temos com a pesquisa”, afirmou.

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Luiz dos Santos Tutui, ressaltou em seu discurso os desafios atuais de alta complexidade como o aumento de produção respeitando a sustentabilidade social, ambiental e econômica. “Nós, como institutos de pesquisas da Secretaria de Agricultura, vivemos de desafios. Hoje, o termo inovação está na moda, mas há 135 anos o IAC foi criado para resolver os problemas do agronegócio. E naquela época nem era agronegócio e sim apenas agricultura. Estamos desde aquela época desenvolvendo pesquisas junto com o setor produtivo e repassando para eles”, explicou.

O diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, falou sobre o orgulho de participar de um evento de mais de quatro décadas. “Esse evento é muito significativo principalmente em um setor que praticamente triplicou a sua produtividade nos últimos anos”, disse. Para Landell, esse aumento ocorre principalmente por conta do aumento de conhecimento gerado por instituições como o IAC, universidades e demais instituições de pesquisa.

O prefeito de Cordeirópolis, José Adnan Ortolan, enalteceu as atividades realizadas pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, situado em seu município. “Quando chegamos aqui vemos um estado que deu certo. Isso por conta do compromisso da equipe e isso enche a cidade de Cordeirópolis de orgulho como também deve orgulhar a Secretaria de Agricultura”, afirmou.

“Temos aqui todos os envolvidos para o desenvolvimento da citricultura no Estado de São Paulo, caso da Defesa Agropecuária que é muito mais que um órgão fiscalizador, pois também orienta o produtor e zela pela sanidade vegetal paulista”, disse Luís Fernando Bianco, o diretor-geral do IAC.

Homenagens
O evento homenageou o produtor Raphael Juliano, por sua grande contribuição ao selecionar e distribuir para os citricultores a laranja lima Sorocaba. A homenagem in memoriam foi entregue aos seus bisnetos. Ao longo do evento foram entregues o prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura para a pesquisadora do IAC, Mariângela Cristofani-Yaly. O prêmio Grupo de Consultores de Citros - Hall da Fama foi entregue para o produtor e empresário José Gilberto Pratinha. O Programa Globo Rural foi agraciado com o prêmio Centro de Citricultura por sua extensa colaboração de divulgação de conhecimento para a população. Defesa Agropecuária faz orientação dos produtores do evento

No local do evento, uma van da Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura, com engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, está à disposição do público para atendimento e esclarecimento de dúvidas em temas como aquisição e certificação de mudas e Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). Além disso, os produtores e visitantes poderão conferir informações a respeito do relatório Cancro Cítrico/HLB que deve ser entregue no sistema informatizado GEDAVE até o dia 15/07.

Além da van, a Defesa é destaque na programação da Semana da Citricultura com palestra a ser ministrada por seu coordenador, Luís Fernando Bianco, que na ocasião, irá abordar as ações realizadas pela Coordenadoria para o controle do HLB Greening. A atividade acontece na quarta-feira (8) a partir das 14h30 no auditório do Centro de Citricultura Sylvio Moreira.

Destaques da EXPOCITROS

Vitrine Tecnológica -- Variedades de Citros

O Centro lança o projeto Vitrine Tecnológica: Variedades de Citros para apoiar a tomada de decisão do produtor na adoção de variedades. A Vitrine Tecnológica inclui uma unidade demonstrativa em telado e outra em campo, em condições similares a pomares comerciais, permitindo maior interação do setor produtivo, uma vez que abre a possibilidade do interessado avaliar presencialmente características das variedades, que apoiem tomadas de decisão de investimento dos novos plantios destinados à distribuição de frutos no mercado. Este projeto reitera o compromisso do Centro em desenvolver pesquisas, produtos e processos inovadores que sustentam a citricultura brasileira atendendo as demandas da Agência Paulista do Agronegócio do Estado de São Paulo, que tem investido em infraestrutura para viabilizar novas entregas tecnológicas para o setor.

Laboratório Fitossanidade e Produção Vegetal

Atendendo a crescente demanda do setor, em março de 2022, o Centro de Citricultura Sylvio Moreira do Instituto Agronômico (CCSM/IAC) credenciou junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o Laboratório de Produção Vegetal e Fitossanidade, unidade que avaliará a eficiência e praticabilidade agronômica de novas moléculas, visando o registro de agrotóxicos para a citricultura, atendendo a Instrução Normativa 36/2009 do MAPA (Portaria no 155, 17 de maio de 2013, Diário Oficial da União, 20 de maio de 2013). Com isso o Centro poderá emitir laudos sobre a eficiência de uma determinada molécula, condição fundamental para que um novo agrotóxico seja registrado no MAPA, visando o controle de pragas, doenças e plantas daninhas em qualquer cultura. Esses estudos poderão ser realizados em condições controladas (câmaras de crescimento), casa-de-vegetação e/ou campo.

Certificação Sustentabilidade FSA

O tema sustentabilidade está na rotina de informação e percepção de relevância por parte da sociedade e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira do Instituto Agronômico (CCSM/IAC) vem fomentando o tema há mais de uma década. Em 2021, o CCSM firmou uma parceria com a Fundação Solidaridad Brasil, e está num processo final de adequações para obter a certificação ambiental de sua fazenda, com o selo da FSA/SAI (sigla em inglês para Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda/ Plataforma de Iniciativa de Agricultura Sustentável). A plataforma SAI é pioneira na promoção da agropecuária sustentável em todo o mundo, possibilitando que seus membros compartilhem conhecimentos especializados, crie soluções para desafios comuns e promovam a sustentabilidade, em um ambiente pré-competitivo. O Centro de Citricultura estará junto dos produtores em prol de uma citricultura mais sustentável, fornecendo material genético (sementes e borbulhas), desenvolvendo pesquisas de campo e condições controladas, em conformidade com certificação ambiental.

Expocitros Tech MAPA Conecta

O Centro de Citricultura Sylvio Moreira (IAC), MAPA e FB Group, em colaboração com a Fundag, realizam o Expocitros Tech MAPA Conecta, iniciativa que reunirá melhores soluções para desafios da citricultura, compartilhando e divulgando ideias de quem faz a diferença. Alinhada ao Programa Agro Hub Brasil, serão selecionadas startup’s com projetos em (i) comunicação multimídia, (ii) sensoriamento, drones e automação, (iii) bioprodutos e (iv) foodtech, e apresentadas a uma carteira de investidores. Assim, o Centro de Citricultura promove junto à Expocitros/ Semana da Citricultura 2022 um ambiente de inovação requerido para a continuidade do protagonismo da atividade na agricultura brasileira. Informações e inscrições são disponíveis aqui.

ABCM e Centro de Citricultura

A Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM) e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM) estão finalizando a celebração de um convênio visando a transferência da sede da ABCM, para instalações coligadas ao CCSM. Os objetivos deste convênio serão o aumento da interação e maior cooperação entre os setores de pesquisa e de produção citrícola. Durante a próxima Expocitros será possível visitar as futuras instalações da ABCM, ainda em fase de preparação.

Homenagem ao Dia do Citricultor, família Raphael Juliano e Lima Sorocaba - Lima Raphael Juliano

O Dia do Citricultor é tradicionalmente comemorado pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira (IAC), por ocasião da realização da Expocitros/Semana da Citricultura, como merecida homenagem aos citricultores que, com a sagacidade, desempenha seu trabalho no campo com conhecimento, tenacidade e orgulho. O resultado não poderia ser melhor: temos a melhor citricultura do mundo! Neste ano o CCSM homenageia todos os citricultores por meio da designação da cultivar laranja lima Sorocaba como Lima Raphael Juliano IAC 2006, numa consideração especial a esse ícone da citricultura brasileira que descobriu, selecionou e disponibilizou a variedade ao setor produtivo de citros. Com caráter inigualável, bondade e excelência, Raphael Juliano (in memoriam) representa muito bem a classe dos citricultores brasileiros.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IAC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário