Com crise de fornecimento de laranja na Flórida, Brasil pode ajudar a abastecer o mercado americano

Publicado em 06/07/2022 12:19

A demanda por suco de laranja NFC nos EUA deve continuar forte, levando em consideração a baixa oferta de frutas na Flórida. A colheita e o processamento do suco de laranja da safra 2022/23 foram retomados neste mês. Segundo relatório da IHS Markit, o esperado para essa temporada é uma alta demanda do setor de processamento da fruta. Isso deve ocorrer pois os estoques de “segurança” diminuíram consideravelmente, atingindo níveis recordes. As perspectivas é que a oferta de laranja seja insuficiente para atingir o nível mínimo necessário para encerrar os estoques até o final desta temporada.

Com isso, o Brasil terá um papel fundamental no abastecimento dos mercados americanos este ano, mesmo à frente do México – pois apesar da temporada de exportação mexicana começou com uma grave crise de logística. A escassez de caminhões-tanque pode dificultar as exportações de suco de laranja do país, já que o setor é altamente dependente do transporte terrestre para enviar mercadorias para seu principal mercado: os EUA. O Brasil está aumentando – e de forma progressiva e estratégica – sua produção de NFC, visando o mercado dos EUA, que se encontra em meio a um declínio da safra de laranja da Flórida.

Os preços do NFC, no entanto, estão mais altos em comparação mês passado, atingindo US$ 600 por tonelada. O aumento no preço da laranja para processamento cresceu entre 15% e 20% na safra 2022/23. Isso é resultado do aumento dos preços dos fertilizantes no ano passado. Os custos de produção estão estimados em mais de US$ 6.600/ha, um aumento de 27% em relação à safra anterior, de acordo com um relatório recente do USDA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CitrusBR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário