Citros/Cepea: Preço da tahiti mais que dobra na parcial de agosto
A oferta de lima ácida tahiti diminuiu significativamente neste mês no estado de São Paulo, cenário que deve permanecer por mais alguns meses. Diante disso, os preços médios da fruta mais que dobraram entre julho e a parcial de agosto (até o dia 12). A fruta foi comercializada neste mês no mercado doméstico à média de R$ 36,62/cx de 27 kg, colhida, sendo 128% acima da registrada em julho (de R$ 16,04/cx).
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, esse contexto já era esperado, já que tipicamente se colhe um menor volume no estado de São Paulo no segundo semestre. Neste ano, contudo, as cotações demoraram um pouco mais para subir, tendo em vista que, em julho, muitas frutas de baixa qualidade ainda eram disponibilizadas no mercado paulista – inclusive, muitos produtores optaram por destinar a fruta à moagem. Além do calendário usual da cultura, a falta de chuvas nos últimos meses também reforça a menor oferta atual.
A previsão é de que a oferta continue baixa neste mês e em setembro, com este cenário podendo se estender até meados de outubro – dependendo de quando as chuvas voltarão a ser mais regulares em São Paulo. Chuvas na semana passada no estado paulista não foram suficientes para acelerar o desenvolvimento da fruta.
0 comentário
Citros/Cepea: Embarques de suco perdem ritmo no início da safra 2026/27
Primeira reestimativa da safra de laranja 2026/27 em SP e MG prevê produção de 263,15 milhões de caixas
Citros/Cepea: Preço da laranja pera perde força; tahiti se valoriza
Citros/Cepea: Oferta restrita mantém tahiti em alta neste fim de agosto
Greening ameaça oferta de limão e exige atenção redobrada aos pomares
Citricultura encerra safra 2025/2026 com crescimento de 4,2% na geração de empregos