HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra de laranja 2022/23 do cinturão citrícola de SP e MG é reestimada em 314,11 milhões de caixas

Publicado em 12/12/2022 13:10 e atualizado em 12/12/2022 14:45
Reestimativa aponta que a produção segue dentro do esperado

Nesta segunda-feira (12), o Fundecitrus divulga a segunda reestimativa da safra de laranja 2022/23 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, principal região produtora de laranja do mundo, que deverá ser de 314,11 milhões de caixas de 40,8 kg. 

Esse valor mostra que a safra segue dentro do esperado em relação à estimativa publicada em setembro deste ano, apenas com um aumento de 20 mil caixas, o que corresponde a 0,01%. Por ser um crescimento pouco expressivo, fica mantida a quebra de safra apresentada na reestimativa anterior, de 0,9% em relação à expectativa inicial, em função do volume de chuvas abaixo da média histórica.

De acordo com o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, essa pequena alteração foi influenciada pela variação das condições climáticas. “O volume de chuvas está mais baixo e sua ocorrência foi em pontos mais isolados, ficando desuniforme até mesmo entre municípios vizinhos. O regime de chuvas também está associado, principalmente, à influência do fenômeno La Niña que, desde maio, permanece com intensidade moderada”, avalia Trombin.

O especialista ainda explica que, do mês atual até o encerramento da safra, as chuvas normalmente são mais volumosas, o que contribui para o crescimento das laranjas. “Por outro lado, durante o verão, elas geralmente ocorrerem em forma de temporais, com pancadas de chuva e ventos fortes, que acentuam a queda prematura de frutos”, diz.

Taxa de queda e peso dos frutos

O peso médio dos frutos foi revisado para 260 frutos por caixa (157 gramas por frutos), diferente do projetado em setembro, de 261 frutos por caixa (156 gramas por fruto). 

A projeção da taxa de queda de frutos aumentou de 19,80% para 20,10%, em média, entre todas as variedades.

A Pesquisa de Estimativa de Safra é realizada pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat, FEARP/USP e FCAV/Unesp. A terceira reestimativa da safra será divulgada em 10 de fevereiro de 2023.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fundecitrus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário