Citros/Cepea: Preço da laranja cai no segmento in natura, mas sobe na indústria

Publicado em 29/12/2022 09:08

O ano de 2022 foi de preços semelhantes aos de 2021 para a laranja no mercado in natura. Ainda que a produção da fruta tenha aumentado no cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo Mineiro, a oferta foi controlada nesse segmento, devido ao maior envio à indústria. Porém, o cenário econômico brasileiro e o clima instável – com mais dias de temperaturas amenas no Sul e Sudeste – limitaram o consumo em alguns períodos.

De janeiro a novembro, a média de comercialização da laranja pera foi de R$ 38,93/cx de 40,8 kg, na árvore, leve queda de 1,6% em comparação ao mesmo período de 2021. Já no segmento industrial, os valores subiram de 2021 para 2022, mesmo com a recuperação da produção de laranjas. Isso porque os estoques de suco fecharam a temporada 2021/22 bastante baixos, o que fez com que as processadoras tivessem elevada necessidade de matéria-prima.

Na parcial do segundo semestre (julho a novembro), o valor médio da fruta negociada no segmento spot na foi de R$ 31,22/cx de 40,8 kg, colhida e posta na fábrica, alta de 8% frente à da parcial de 2021. Ressalta-se que produtores esperavam valorização mais significativa, por conta da forte alta nos custos de produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário