Fundecitrus celebra oficialização do Comitê Estadual de Combate ao Greening, junto ao Governo do Estado de São Paulo e secretarias
Na última sexta-feira (24), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, assinaram o decreto para criação do Comitê Estadual de Combate ao Greening. O grupo reunirá cinco secretarias da gestão estadual, além de representantes da iniciativa privada e da academia, e será responsável pela elaboração e implementação de um plano de contenção do avanço do greening, doença que vem causando perdas na citricultura brasileira, principalmente, no cinturão citrícola do Estado de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro.
Entre as ações do comitê estão campanhas de conscientização e orientações em relação a doença, maior fiscalização de pomares abandonados e o investimento em pesquisas para soluções e novas tecnologias para o controle do avanço da doença a médio e longo prazo.
“A criação do comitê é uma grande vitória para o setor e reforça a importância da força tarefa no atual cenário da citricultura. A quatro mãos buscaremos a solução para o greening”, celebra o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres.
O Fundecitrus vem atuando fortemente em pesquisas na busca de soluções ealternativas para o controle do avanço da doença e faz constantemente ações no campo. “A cooperação é fundamental neste momento. A citricultura precisa de ações imediatas e a parceria com o Governo do Estado de São Paulo se torna crucial”, finaliza Ayres.
0 comentário
Citrosuco anuncia fundo de pensão do Canadá PSP como novo acionista
Citros/Cepea: Maior umidade favorece safra, mas ventos e granizos preocupam
Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam riscos de doenças na citricultura
Citros/Cepea: Setor exportador nacional tem alívio tarifário
Após isenção para suco, EUA retiram parte dos subprodutos da laranja da tarifa de 40%
Clima seco limita produtividade dos pomares citrícolas no Brasil