Avalia Psilídeo: Conheça a ferramenta que irá ajudar o citricultor no manejo do psilídeo

Publicado em 18/01/2024 08:08
Ferramenta permite que o citricultor consulte os resultados de eficácia dos inseticidas para o controle do psilídeo em diferentes regiões do cinturão citrícola

O Fundecitrus lançou nesta quarta-feira (17) uma ferramenta que irá ajudar o citricultor na escolha dos inseticidas para o controle do psilídeo. Trata-se de uma plataforma denominada Avalia Psilídeo, que disponibilizará ao produtor os resultados dos experimentos de eficácia de inseticidas em populações do psilídeo de campo de diferentes regiões do cinturão citrícola.

O pesquisador do Fundecitrus Wellington Eduardo explica que o Avalia Psilídeo trará resultados sempre atualizados para o citricultor. "Teremos, dentro dessa ferramenta, os resultados dos testes de eficácia de inseticidas em população de campo. Esses dados serão atualizados constantemente à medida que os experimentos forem realizados, o que trará uma grande vantagem ao produtor, que poderá acompanhar, de maneira dinâmica, qual produto apresenta maior eficácia no controle do inseto", comenta.

O pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda comenta que a ferramenta é fruto de um trabalho de cooperação. "Vários setores estão envolvidos para que essa ferramenta funcione: desde o citricultor no campo, que detecta as altas populações, passando pelas equipes do Fundecitrus, a de Transferência de Tecnologia, que realizam as coletas do inseto, a equipe de P&D, que realiza os experimentos com os psilídeos, e, em seguida, o resultado é repassado ao citricultor", pontua Miranda. Saber quais produtos apresentam melhores eficácias localmente é importante e contribuirá para o manejo do greening", exclama.

O gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, afirma que o Avalia Psilídeo chega para auxiliar o citricultor na hora de escolher os produtos adequados para usar no pomar. “Saber quais produtos estão funcionando na região onde está o seu pomar é uma necessidade que o produtor tem, e essa ferramenta é essencial nesse sentido. Dentro dela, o citricultor vai encontrar os resultados mais recentes dos estudos realizados com os inseticidas em cada região”, explica.

Por fim, Ayres afirma que é preciso que cada um faça a sua parte no combate ao greening. “Agora é importante que cada um utilize a ferramenta e faça a rotação dos produtos de acordo com os dados disponibilizados por ela, esse é um pilar fundamental no manejo do psilídeo”, finaliza.

O Avalia Psilídeo pode ser acessado em:
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNDE1NmFhYzQtZDBmZi00MjQwLWI4Z
GEtOTViNTlkZmYzZDIxIiwidCI6ImUzODU0MTM3LWVmMDMtNDU5Ni05M2Qw
LWIxM2MyMTk4MTU1ZSJ9

Saiba mais sobre a ferramenta no Link FDC em: https://youtu.be/zK0sCepjwfQ

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fundecitrus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário