Citros/Cepea: Apesar das chuvas, laranja da safra 24/25 segue com qualidade abaixo do esperado
As chuvas neste começo de 2025 têm sido muito positivas para o desenvolvimento da safra 2025/26 de laranja do estado de São Paulo. Por outro lado, para a temporada 2024/25, alguns agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea relataram que, mesmo com as precipitações, a qualidade da fruta que ainda está sendo colhida segue ruim.
Esse cenário é verificado sobretudo para a laranja pera rio e para as frutas tardias. Vale lembrar que a menor qualidade da fruta que está sendo disponibilizada no mercado atualmente também está atrelada ao clima desfavorável ao longo do ano passado (seca). Assim, mesmo com o volume considerável de chuvas nas regiões produtoras nas últimas semanas, as laranjas não conseguiram se recuperar.
Segundo agentes, as frutas da safra 2024/25 apresentam ratio muito aquém do ideal, o que gera suco de baixa qualidade e, consequentemente, dificulta o escoamento e venda. Assim, processadoras já vêm pagando preços menores aos citricultores: o valor médio da laranja posta na indústria está em R$ 86,00/cx de 40 kg neste começo de fevereiro, 2,5% inferior ao registrado em janeiro de 2025.
Inclusive, como as frutas têm apresentado características aquém do recomendável para vendas em supermercados, o Brasil vem importando volumes de laranjas do Egito, que é o maior exportador global da fruta in natura, de acordo com a USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
0 comentário
Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Itaú BBA: Clima adverso e greening reduzem estimativa da safra de laranja 2025/26
Citros/Cepea: Exportações caem para UE, mas crescem aos EUA
Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Citros/Cepea: Safra 25/26 pode ficar abaixo de 300 mi de caixas pelo 2º ano
Segunda reestimativa da safra de laranja 2025/26 em SP e MG prevê produção de 294,81 milhões de caixas