Citros/Cepea: Clima pode influenciar mercado de frutas de mesa em outubro

Publicado em 02/10/2026 08:03

As condições climáticas devem influenciar o mercado de citros em outubro. Segundo o Cepea, a expectativa é de que as temperaturas elevadas associadas ao El Niño favoreçam o consumo de laranja in natura, o que pode limitar a queda dos preços, ainda que temporariamente.

De acordo com pesquisadores do Cepea, em setembro, as chuvas já impactaram na disponibilidade de fruta e no comportamento dos preços. Na primeira quinzena, as cotações da laranja pera de mesa, foram sustentadas pela oferta limitada de variedades precoces, cuja colheita já se aproximava do fim, e pelas chuvas, que dificultaram os trabalhos de campo. Na segunda metade de setembro, a elevação das temperaturas favoreceu a colheita de meia-estação e ampliou a disponibilidade de laranja, pressionando as cotações.

No mercado de lima ácida tahiti, a oferta restrita durante a entressafra, com predominância de frutos de calibre reduzido, levou os preços ao maior patamar do ano. Nas semanas seguintes, porém, a retomada da colheita pressionou as cotações. A expectativa é de aumento mais expressivo da oferta da fruta em São Paulo apenas em novembro, segundo apontamento do Cepea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário