CNA debate melhorias para a cadeia produtiva do leite

Publicado em 24/08/2018 13:06

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta quinta-feira da Câmara Setorial de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O foco da pauta foi a situação atual das consultas públicas (portarias 38 e 39/2018) que pedem a revisão da Instrução Normativa 51/2002 que regulamenta a produção e a qualidade do leite no Brasil. 

Segundo o presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, a câmara solicitou alterações na IN que não foram atendidas nessa consulta pública, e por isso, as entidades representativas do setor enviaram ofício ao Ministro Blairo Maggi solicitando que o grupo técnico responsável pela revisão da instrução normativa fosse à câmara setorial para esclarecer a questão. 

“Nem todas as propostas enviadas pela Câmara Setorial foram aceitas, mas a IN ainda não foi assinada pelo ministro. Nós pedimos que parasse o processo para que o grupo técnico viesse conversar conosco para discutir o assunto e trocar informações para entendermos porque as propostas não foram aceitas", afirmou. 

De acordo com Alvim, entre as propostas enviadas pela Câmara estão o limite de contagem bacteriana total do leite (CBT) e o transvase, questões que preocupam a indústria de lácteos.

“Atualmente o leite é coletado na propriedade e transferido para um silo quando chega à indústria. O Ministério estipulou nessa reforma que a CBT desse silo seja de 900 mil unidades formadoras de colônias por mililitro e a indústria acha que isso é muito pouco, porque esse leite não sai de uma propriedade e vai direito para o silo, são diversos processos até chegar lá”, explicou.

Rodrigo Alvim também falou dos avanços na elaboração de um projeto da CNA para viabilizar a exportação do leite brasileiro.  “Não basta aumentar a produção, tem que aumentar a competitividade também porque o leite brasileiro ainda não é competitivo no mercado internacional.”

Os avanços nos Programas Mais Leite Saudável, que já atendeu 67,6 mil produtores em 19 estados com assistência técnica, educação sanitária e melhoramento genético, e o Agro + Investimentos, que busca atrair investimentos externos para o agronegócio, também foram temas debatidos na pauta da Câmara Setorial do Leite. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA/SENAR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário