Governo volta atrás e mantém prorrogada taxa antidumping ao leite importado

Publicado em 11/02/2019 16:55 e atualizado em 12/02/2019 10:38
3165 exibições

LOGO nalogo

O governo teria voltado atrás depois que determinou o fim das taxas antidumping contra o leite em pó importado, medida muito criticada pelo setor. No dia em que a ministra Teresa Cristina criticava no Estadão o "desmame de subsídios radical" ao agronegócio, o presidente Jair Bolsonaro ordenou ao ministro Paulo Guedes a prorrogação da tarifas de 13,8% à União Europeia (UE) e de quase 4% à Nova Zelândia, segundo a revista Veja.

A reversão da medida governamental está sendo reputada como uma vitória da titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O leite em pó europeu era o que mais preocupava o setor, conforme antecipou o Notícias Agrícolas sobre o risco de se acabar com a tarifa, em entrevista ao final de janeiro com Rodrigo Alvim, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Para o setor, o produto europeu tem subsídio na produção e na comercialização, além de somar estoques de mais de 200 mil toneladas. "É uma situação preocupante e que interessa não somente à indústria quanto também aos produtores", disse Celso Moreira, diretor-executivo do Silemg, o sindicato dos laticínios mineiros, também ao Notícias Agrícolas no dia em que foi anunciado o fim do antidumping, dia 6 de fevereiro.

 

Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Notícias Agrícolas

4 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Não gostei. Trocaram as taxas antidumping que atingia os países culpados, por um Imposto de Importação que penaliza todos.

    1
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Sr TELMO ---O imposto anti-dumping varia conforme a naçao de origem do produto----A jogada da ministra Tereza Cristina e' converter tudo para um novo imposto de 42% correspondente a' 28% +14%------Sendo que 14% e' o maior percentual anti-dumping existente e relativo a naçoes da comunidade europeia------Essa jogada vai dificultar ainda mais a importaçao de produtos lacteos---

      1
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      As cestas basicas sao as maiores distribuidoras de leite em po...

      1
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      Para mim uma outra boa jogada seria o Ministerio da Agricultura facilitar ao maximo a instalaçao de equipamentos de fabricaçao de leite em po' no proprio produtor de leite.

      1
  • Sérgio Moura -

    Paulo Guedes está certo, os produtores estão com medo dessa medida pelo simples fato de terem medo e porque são incapazes de competir com a qualidade e o preço do exterior, ou seja, isso não passa protecionismo barato para os produtores internos protegerem seus feudos, e com isso só quem perder é a população e mantem os grandes fazendeiros lucrando vendendo seus leites de segunda categoria e caros. Se Bolsonaro fez isso mesmo, só digo que é uma vergonha, pois está fugindo exatamente do que o liberalismo econômico estabelece e por esses e outros motivos o Brasil se não se desenvolve.

    49
    • DALZIR VITORIAUBERLÂNDIA - MG

      Caro Sergio..pelas suas colocações você é daqueles que acha que a vaca bota o leite direto na caixinha..no lado esquerdo a teta anterior e para iogurte...e a traseira para leite condensado....quem não sobrevive não é o grande produtor de leite e sim o pequeno...este a mais de um ano recebe menos de 90 centavos o litro...o grande tem escala...alem de receber mais a escala o ajuda...estes pequenos produtores vão se juntar aos desempregados..

      2
    • TIAGO GOMESGOIÂNIA - GO

      Então taca lhe pau! Vamos liberar as taxas de importação de milho também, vamos de cabo a rabo implementar a anarquia liberal econômica a toque de caixa. Tem liberais aqui que estão tão xiitas que estão parecendo aqueles esquerdistas que dizem que a solução é expropriar tudo e repartir.

      1
    • SANDRO ROBERTO LAUTERTCONDOR - RS

      Sergio. Voce desconhece totalmente a realidade do campo. Voce nunca vendeu leite a 0,85 ctvos.o litro. Vai se enxergar.

      0
    • LEANDRO MUNARETTO GRANELLAGETÚLIO VARGAS - RS

      O amigo acima primeiramente deveria se identificar melhor, e segundo é um analfabeto sobre o tema..... o produtor brasileiro de todos as atividades compete em condições desfavoráveis principalmente de logistica com todos seus concorrentes, O Leite Europeu é altamente subsidiado, tu deve ser um PTzão mal amado.

      0
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      QUANDO A PESSOA ENTRA NO FALA PRODUTOR DO NOTICIAS AGRICOLAS SEM COLOCAR O SEU PARADEIRO E" PORQUE QUER DAR A PATADA E ESCONDER A MAO...

      0
    • JOEL CARLOS HENDGESBALSAS - MA

      Se alguém conhece algum produtor de leite rico levante a mão. Eu não nunca vi.

      1
    • ADALBERTO RODRIGUES JUNIORJUINA - MT

      SéRGIO MOURA - 11/02/2019 22:50, Prezado, Por ventura, você já trabalhou no seguimento de produção de leite? Sou produtor rural e engenheiro agrônomo, presto assistência a vários produtores, faço custo de produção aos mesmos, a atividade não apresenta resultado financeiro positivo, Porem fixa o trabalhador na propriedade e mantem o custo dele. Recomendo a eles pararem a atividade! São teimosos não param de tirar leite. Alegam que não sabem e não querem ir trabalhar na cidade. Se voce tiver algum vinculo com setor, de uma olhada os filhos dos leiteiros, estão indo para a cidade. Ninguém comenta o vazio da zona rural.

      4
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      ENGENHEIRO AGRONOMO QUE ESCREVE SEGUIMENTO NO LUGAR DE SEGMENTO E" DURO DE ENGOLIR,,,,MAS E" DURO

      19
  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

    Parabéns Presidente. Parabéns Ministra. Aproveitaram a internação do Bolsonaro para dar uma facada nas costas dos agricultores. Guedes passou vergonha. Que sirva de lição.

    6
  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Ate que enfim alguem tomou uma descisaobsobre o assunto...se tivéssemos ministro da agricultura competente..capaz...que sabe se impor com argumentos a medida m teria sido emitida... Pois não sabia...não participou e gói a ultima a saber...portanto não serve como ministra....

    18
    • ARLINDO PONTREMOLEZ VARALTAIBIRAREMA - SP

      Homem de bem ou ( GOverno de bem) pode errar . Repensa seus caminhos e muda de direcao. Se fosse o desgoverno anterior poderia resolver de outra maneira!! 15% para o chefao( da quadrilha), outros 5 para o numero dois e .assim por diante ate o enesimo.........!1 Depositamos onde ..perguntariam os interessados!! Ah dirian os cabecas da qua ..dri..lha !!!!! deposita direto na Suica, ou seria Suissa, !!???? U purtugueis num importa esbraveja o Nine Fingers!!! U importante e qui depositi nem qui seji im ATibaia!!! ..cum ...panherus!! Viva o PT!! u partido mais honestu da liga bolivariana!!!

      2