Cepea: preço a produtor de leite em janeiro é o maior da série histórica para mês

Publicado em 29/01/2020 18:38

LOGO estadao

O preço pago ao pecuarista de leite em janeiro, referente ao produto entregue em dezembro, foi de R$ 1,36835/litro, 1% mais que no último mês de 2019 e 2,2% acima do valor de janeiro do ano passado. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), responsável pelo levantamento, é o maior preço real da série histórica para um mês de janeiro.

"A alta é decorrente da competição entre laticínios para garantir a compra de matéria-prima no campo num contexto de oferta limitada - o que é atípico para o período, geralmente caracterizado pelo aumento da produção puxada pelo Sudeste e Centro-Oeste e estabilidade na captação do Sul do País", disse o Cepea em nota.

A pesquisa mostrou que o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) recuou 1,2% de novembro para dezembro, conforme a média Brasil. "O resultado está atrelado à queda de 7,3% no Rio Grande do Sul, 1,4% em Minas Gerais e 0,5% em Goiás.

Ainda conforme o Cepea, a lenta recuperação da produção na primavera, em decorrência do atraso das chuvas, limitou a oferta no Sudeste e no Centro-Oeste, sustentando os preços em patamares altos. No Sul do País, o recuo da produção foi maior do que o esperado, devido aos menores volumes de precipitações. "No Rio Grande do Sul, especificamente, as altas temperaturas e a estiagem impactaram negativamente a atividade leiteira, por conta do aumento do estresse calórico enfrentado pelos animais e da diminuição de alimentos para o rebanho - devido à menor disponibilidade de pastagem e também aos prejuízos no plantio de milho para silagem."

O centro de pesquisas destaca também que o aumento dos custos de produção e o abate de vacas leiteiras, estimulado pelos elevados preços no mercado de gado de corte, prejudicaram a produção de leite no último trimestre de 2019.

De acordo com a nota, a dificuldade de recuperação da captação leiteira no Sudeste e no Centro-Oeste em plena safra e o encarecimento dos custos de produção preocupam agentes do setor. "Os estoques de derivados seguem enxutos, o que estimulou a alta de 5% no preço do leite spot em MG em janeiro. A média parcial de janeiro (até o dia 28) da mussarela negociada no atacado paulista subiu 2,5%, enquanto a do UHT caiu 1,5%, devido à pressão dos canais de distribuição. Assim, a expectativa é de que os preços do leite no campo se mantenham firmes no 1º trimestre de 2020."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário