Quarto mês de alta para o produtor de leite, mas atenção aos reflexos do coronavírus sobre a demanda
Quarto mês de alta nos preços do leite pagos aos produtores. Considerando a média nacional, o incremento foi de 0,9%, em relação ao pagamento anterior.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média ponderada dos dezoito estado pesquisados ficou em R$1,284 por litro, 3,5% acima do registrado no mesmo período do ano passado. Já o valor médio com bonificações por qualidade e volume ficou em R$1,669 por litro.
Apesar da maior concorrência entre os laticínios pela matéria-prima, a demanda em alguns segmentos, como o de queijos, foi prejudicada pela situação atual do país de quarentena, em função da pandemia de coronavírus, e, com isso, algumas indústrias (queijeiros) ofertaram mais leite no mercado spot.
O setor mais prejudicado foi o de food service, que engloba os bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, entre outros estabelecimentos.
Do lado da produção de leite, na média nacional houve recuo de 5,7% em fevereiro, em relação a janeiro deste ano.
Além da curva sazonal de produção (início da entressafra), os custos de produção maiores e o clima adverso, em especial no Sul do país prejudicaram a produção.
Para o pagamento a ser realizado em abril/20, a expectativa é de que o mercado siga firme nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, no entanto, destacamos que nas regiões produtoras de queijo, a menor demanda pelas indústrias deste segmento, que sofrem mais com o fechamentos de alguns estabelecimentos comerciais (food service) poderá tirar, em parte, a sustentação do mercado.
O mesmo ocorre no Sul do país, em particular nas regiões de produção de queijo no Rio Grande do Sul.
0 comentário
Tecnologia portátil para análise instantânea otimiza o monitoramento de qualidade do leite produzido pelo rebanho
Produção de leite cresce no RS, mas importações pressionam pequenas indústrias
Projeto fortalece cadeia produtiva do leite em comunidades rurais do Agreste pernambucano
Mercado pode virar depois das altas expressivas do leite pago ao produtor em julho
Agora é lei! Minas veta leite fluido produzido com leite em pó importado
Novo centro de pesquisa da Unesp investiga sustentabilidade e bem-estar animal na produção de leite