Farsul: Entidades pedem mecanismos de política pública para cadeia leiteira

Publicado em 13/11/2020 15:13

Farsul, Fetag e Conseleite-RS encaminharam documento para a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, pedindo atenção à situação da cadeia leiteira no estado. As entidades solicitam algumas medidas para buscar amenizar a grave crise que atinge o setor, especialmente pelo impacto da estiagem no primeiro trimestre do ano que afetou negativamente a produção de grãos e a formação das pastagens, problema que retornou nos últimos meses. No ofício, também é ressaltada a entrada de leite em pó e outros produtos lácteos do Mercosul, sobretudo da Argentina.

As entidades solicitam a execução de mecanismos de política pública como forma de amenizar o quadro. Os pedidos estão divididos em dois cenários. O primeiro trata diretamente do produto leite e seus derivados, que necessita de ação imediata, já o segundo visa os custos de produção no início de 2021.

Para a produção leiteira, o pedido é que sejam utilizadas as seguintes ferramentas, Aquisições do Governo Federal (AGF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF) como meio de enxugar a oferta de produtores e suas cooperativas. Em relação aos custos de produção, a demanda é de ações que minimizem a forte aceleração dos últimos meses, como Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO), aumentando a oferta de milho e soja nas regiões produtoras de ração para produção de leite. Para isso, a solicitação é que os recursos sejam disponibilizados em fevereiro de 2021 para que possam ser utilizados logo no início da colheita da safra de verão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário