Embrapa: Primeira Live do Projeto Balde Cheio no RS acontece na quarta (9)

Publicado em 04/12/2020 15:43

O projeto Balde Cheio no RS está completando um ano de atividades junto às propriedades leiteiras das regiões da Serra Gaúcha e Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul. Serão mostrados os resultados desta ação no evento virtual, a Live Balde Cheio no RS, no dia 9 de dezembro, às 10h30, no canal da Embrapa no YouTube. O programa desenvolvido nacionalmente e também no RS capacita profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas para aumentar a produtividade leiteira. A ação é da Embrapa e as instituições parceiras gaúchas nesta primeira fase são a Cooperativa de Laticínios Piá, a Prefeitura Municipal de Alegrete, através da Associação de Produtores de Leite (Acripleite) e a Fundação Maronna.

A primeira live está focada na apresentação dos resultados da adoção de tecnologias nas propriedades da Serra Gaúcha, que envolve os municípios de Nova Petrópolis, Soledade, Barão e Vila Flores, com apoio da Cooperativa. Na região da Fronteira-Oeste, serão relatadas as experiências de algumas das sete propriedades vinculadas à Associação de Produtores.  Durante a apresentação desses resultados serão destacados os impactos do Projeto na vida das famílias participantes. O evento será dividido em quatro blocos: o primeiro vai tratar da história do Balde Cheio no RS; o segundo, das experiências na Região da Fronteira-Oeste; na sequência, as experiências na Região da Serra Gaúcha; e o último vai encerrar com a experiência no Noroeste do RS.

O programa retornou ao Sul do país em agosto de 2019 e segundo Renata Suñé, pesquisadora e uma das coordenadoras das ações do Balde Cheio no RS, após essa primeira etapa, este evento no formato virtual vai propiciar a apresentação de resultados do programa para um público de outros municípios do Estado, “possibilitando que outras regiões ingressem no programa e tenham, com isso, o acompanhamento do instrutor e da Embrapa para crescer dentro da metodologia do Balde Cheio”, destacou.

Segundo Sérgio Bender, analista e um dos coordenadores do Balde Cheio no RS, o projeto alcançou a região da Serra, por exemplo, pelo interesse da Cooperativa Piá em busca de soluções tecnológicas da pesquisa em qualidade do leite. "A Cooperativa selecionou no seu departamento técnico quatro profissionais que foram capacitados e que vêm transformando as propriedades leiteiras em sala de aula", disse.

Para o coordenador do projeto em rede Balde Cheio, André Luiz Novo, a live no RS como em outros eventos virtuais do Projeto quer mostrar como a ciência e o conhecimento de forma organizada podem modificar a vida das pessoas. "Ouvir os técnicos, que passaram ou estão na capacitação do Balde Cheio, como isso mudou a vida deles, e a partir disso, como eles conseguiram mudar a vida dos produtores é o grande destaque dessa atividade", falou. Para ele, o Projeto traz resultados significativos não somente para os estados do centro do país, como São Paulo e Minas Gerais, mas também proporciona transformações de produção pecuária para outros estados do país, onde o Rio Grande do Sul está incluído, já que a sua metodologia se adapta à realidade de cada Unidade da Federação. "A live pretende também sensibilizar mais técnicos, mais produtores e mais empresas a procurarem a Embrapa para elaborar um Arranjo Local e iniciar um treinamento nas demais regiões do próprio Estado gaúcho", concluiu.

Nesta fase, cerca de 11 técnicos estão sendo capacitados no Balde Cheio RS. A meta é expandir o número de técnicos e produtores de leite capacitados pelo programa durante seus quatro anos de atividades.

 

Serviço

O que: Live do Balde Cheio no RS

Quando: 9/12/2020, às 10h30

Onde: canal da Embrapa no YouTube

Evento gratuito sem necessidade de inscrição prévia. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário