Com manejo, técnica e leite de qualidade é possível fabricar produtos lácteos seguros e saborosos

Publicado em 27/01/2021 17:25

Curso gratuito do Senar/MS ensina como produzir queijo, requeijão, iogurte e outros derivados

Já pensou em comer um requeijão ou queijo feito por você mesmo? Com o Curso de Fabricação Caseira de Derivados de Leite do Senar Mato Grosso do Sul é possível aprender a preparar diferentes produtos lácteos com os cuidados necessários para garantir um excelente resultado, com sabor e segurança na mesa! Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (27). 

Observar características como propriedades do sabor, cor, odor e viscosidade do leite é essencial para garantir a qualidade dos produtos lácteos, mas o manejo e cuidados com a higiene também são fatores determinantes. “A preparação de um ambiente adequado, a higienização do manipulador e dos utensílios utilizados no preparo, podem ser determinantes no resultado final de queijos, requeijão, iogurte e outros”, explica a instrutora de cursos do Senar/MS, Ana Carla da Silva.

A pasteurização e o armazenamento do leite nas temperaturas adequadas também são fatores importantes para que o produto seja seguro e saudável. “A recomendação é utilizar ingredientes selecionados, manter boas condições de conservação e bem embalados, o que influencia na durabilidade e comercialização dos produtos”, acrescenta. 

No conteúdo da capacitação, os alunos aprendem técnicas específicas para esta matéria-prima, desde como usar ingredientes nas quantidades indicadas até o desenvolvimento de habilidades para a atividade. 

No site senarms.org.br você confere este e outros cursos de Formação Profissional Rural na área de Bovinocultura de Leite. Busque as agendas de capacitações por município ou procure pelo Sindicato Rural. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário