FAEMG pede transparência sobre importação de lácteos
Durante a reunião extraordinária da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema FAEMG, Eduardo Pena, pediu à CNA para pleitear, junto à Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), acesso às informações das Licenças de Importação (LI) do leite procedente do exterior.
“A partir do momento em que a CNA e as Federações tiverem conhecimento da quantidade de pedidos de importação do leite em pó, conseguiremos fazer uma previsão dos problemas que vão ser gerados no setor. Se, em um mês, houver um pedido muito grande de importação, poderemos prever o volume que está para entrar no país, o que permitirá o planejamento mais adequado para o cenário. A nossa meta é, também, avaliar se a importação será apenas prejudicial aos produtores ou se trata de uma importação necessária”, disse Eduardo Pena.
“O nosso pleito é ter a informação. Na Argentina o setor tem acesso a esse tipo de informação. Não nos interessa saber quem está pedindo para importar, mas saber o que está para entrar no nosso mercado. A Comissão Nacional achou o pedido válido e a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), ficou de interceder junto a SECEX para que a CNA tenha acesso a estes dados”, afirmou Eduardo Pena.
0 comentário
CNA alerta para crise no setor leiteiro e defende medidas antidumping
11º Prêmio Sindilat de Jornalismo divulga finalistas
Preço do leite ao produtor perde a referência dos R$2 por litro e aperta margem no campo
Programa Bônus Mais Leite: oportunidade para fortalecer a produção leiteira
Projeto de Zé Silva protege produtores e combate distorções no mercado do leite
Mato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de leite