Mato Grosso: Seaf anuncia medidas de apoio a produtores de leite

Publicado em 16/03/2021 12:15

O Governo do Estado do Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), dará apoio aos produtores de leite que integram a Cooperativa Agropecuária Varzeagrandense (Coopergrande), instalada em Várzea Grande. Esse anúncio foi dado pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, em visita a sede da Coopergrande, em que esteve presente também o prefeito de Várzea Grande, Khalil Baracat.

Na ocasião, Silvano Amaral, acompanhado do secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural da Seaf, Clovis Figueiredo Cardoso, declarou que o Governo do Estado  e a prefeitura de Várzea Grande reservarão aporte financeiro para a compra de um caminhão isotérmico, que possa ser utilizado pela cooperativa com o propósito de auxiliar na captação do leite em municípios mais distantes, e também para a instalação de uma Unidade de Referência Técnológica (URT), cujo papel será o de servir de vitrine para o aprimoramento das práticas de manejo na produção de leite.

Além disso, a Seaf irá destinar a Coopergrande nos próximos meses uma ordenhadeira, doses de sêmen bovino e resfriadores de leite. Tais benefícios integram o programa ‘MT Produtivo Leite’, criado em 2019 com o propósito de alavancar a produção leiteira no Estado, e que em dois anos já alcançou a marca de R$ 3,5 milhões em investimentos que beneficiaram produtores familiares de 33 municípios. “Em janeiro passado entregamos 200 resfriadores de leite para 67 cidades, e outros 175 estão em processo de aquisição para serem distribuídos ainda em 2021. Nessa segunda entrega, vamos destinar resfriadores para Coopergrande, porque nesta visita podemos perceber que é necessário que esses eles cheguem aqui”, explica o secretário de Agricultura Familiar.

Além de Várzea Grande, a Cooperativa Agropecuária Varzeagrandense recebe a produção leiteira de pequenas propriedades das cidades de Jangada, Tangará da Serra e Nossa Senhora do Livramento. “Beneficiamos mensalmente 80 mil litros de leite, mas temos capacidade de dobrar essa produção. Mercado que vai consumir nossos produtos nós temos, o que precisamos é de apoio dos órgãos públicos que ajudem os produtores familiares a produzirem mais leite”, comenta o presidente João Vilela Garcia. Ele acrescenta ainda que a Coopergrande produz diversos itens lácteos como iogurte, ricota, muçarela, queijo coalho, frescal, cabacinha, trancinha e bolinha.

Além de anunciar apoio financeiro juntamente com o Governo do Estado para a compra do caminhão isotérmico e para a construção da URT, o prefeito Khalil Baracat declarou que irá trabalhar a possibilidade da prefeitura de Várzea Grande fechar parceria com a cooperativa, para que a mesma possa fornecer produtos para a merenda escolar e unidades de saúde. “Não tenho dúvida de que, se for possível fazermos essa parceria com a cooperativa, estaremos ajudando não somente as 150 famílias que hoje integram a Coopergrande, mas também estimulando outros a também aumentar a produção ou até mesmo a ingressar na produção leiteira”, comenta Khalil Baracat.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Seaf - MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário