Seminário virtual debate experiências dos Conseleites nos estados

Publicado em 14/04/2021 16:03

Foi realizado nesta quarta-feira (14) o 1º Seminário Conseleites, que reuniu produtores, associações, cooperativas, laticínios e indústrias. O evento virtual foi aberto pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o secretário de Política Agrícola, César Halum, que destacaram a importância dos Conseleites para garantir a previsibilidade de preços para o setor lácteo.

Além disso, a ministra ressaltou que o Mapa trabalha em uma política para fortalecer a cadeia produtiva, que engloba mais de 4 milhões de produtores e está presente em 98% dos municípios do país. Anualmente, a produção brasileira de leite é de 34 bilhões de litros.

O Conseleite é um conselho formado por produtores, laticínios, indústria, entidades ligadas ao setor e universidades que busca soluções conjuntas para problemas  do setor lácteo, como a análise de custos de produção e estabelecimento de preços de referência que os laticínios pagam aos produtores.

>> Veja aqui o seminário

Essa ferramenta tem contribuído para a redução de grandes flutuações de preços, aumento de da previsibilidade e melhoria da comercialização em alguns estados. O Conseleite consta entre as 25 metas do Plano de Competitividade do Leite, Compete LeiteBr do Mapa.

Durante o seminário, o público pode conhecer o funcionamento dos conselhos em alguns estados, alguns com mais de 20 anos de atuação, metodologia e como os valores de referência são compostos. Os palestrantes destacaram a importância de uma política de Estado para o setor e engajamento de produtores e demais elos da cadeia produtiva no fortalecimento do Conseleite.

O seminário foi uma iniciativa da Secretaria de Política Agrícola, da Câmara Setorial do Leite, da Embrapa Gado de Leite, com apoio da Enagro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário