SCRI MAPA e ABRALEITE discutem desoneração de produtos e equipamentos e exportação de lácteos

Publicado em 18/06/2021 08:37

Na tarde de quinta-feira (17) o secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, embaixador Orlando Leite Ribeiro, acompanhado da diretora da Área de Negociações Internacionais, Sra. Ana Lúcia Gomes, e do diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, Sr. Jean Marcel Fernandes, recebeu o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges, em reunião presencial com a premissa de avançar em pautas que podem transpor os gargalos do setor leiteiro, criar incentivos para a cadeia e diminuir os custos de produção e exportar mais.

O secretário e o presidente entendem que foram abertos alguns mercados desde o começo do governo, mas abrir mercados não basta; é preciso estimular as exportações.

Na reunião, também evoluíram em assuntos relacionados a pleitos da ABRALEITE ao Governo, no sentido da desoneração da cadeia produtiva do leite através de isenção de impostos, como o de importação e ICMS de produtos e equipamentos (robôs ordenhadores, conjunto de teteiras e outros).

Foi proposta na reunião, a realização de um fórum de discussão sobre o porquê das exportações não estarem crescendo como deveriam nestes últimos 2,5 anos, que tiveram dezenas de aberturas de mercados internacionais promovidas pelo MAPA para produtos lácteos.

As exportações de lácteos certamente ajudarão muito o setor, criando melhor desempenho do mercado nacional, regulando e gerando preços melhores e mais estáveis para a grande classe produtora, composta em sua maioria por pequenos e médios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abraleite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário